CBSurf

VOCÊ ESTÁ EM:

HOME /NOTÍCIAS

Aéreo Perfeito: Rafael Venuto Marca o Primeiro 10 do Dream Tour 2025

categoria

Surf.

POSTADO EM: 16/05/2025

Cearense conquista 10 unânime e maior somatório da etapa, em dia marcado também pela recuperação do campeão brasileiro Douglas Silva. No feminino, Potira Castaman teve a melhor performance.

O aéreo nota 10 de Rafael Venuto. Foto: Pedro Pereira / CBSurf.
O aéreo nota 10 de Rafael Venuto. Foto: Pedro Pereira / CBSurf.

Ipojuca, PE ? 15 de maio de 2025 ? O terceiro dia na Praia do Borete, em Porto de Galinhas, foi marcado por Rafael Venuto (CE) conquistando a primeira nota 10 do Dream Tour 2025 e ainda cravando o maior somatório da etapa, com 17.50 pontos. O dia também teve a recuperação do campeão brasileiro Douglas Silva (PE), que avançou na repescagem competindo em casa após uma estreia difícil na Fase 1. No feminino, Analu Silva, Sophia Gonçalves e Potira Castaman ficaram com os melhores somatórios da categoria em um dia de muita competitividade que concluiu a fase de repescagem no novo formato estreado neste ano.

O dia começou com condições complicadas. O mar apresentava mais energia, mas um forte vento maral apresentou um mar balançado nas primeiras baterias. Logo depois, a situação melhorou: o vento diminuiu, em alguns momentos virou terral, e as condições ficaram mais limpas com formação até melhor do que o dia anterior. Ainda que o número de notas altas tenha sido menor em relação aos dois primeiros dias, o nível técnico se manteve elevado ? com um clímax absoluto no aéreo perfeito de Rafael Venuto.

O Dream Tour, realizado por CBSurf e promovido pela Dream Factory, tem Corona Cero como patrocinadora master unido aos patrocínios de Gerdau e Prefeitura de Ipojuca

> Assista a transmissão ao vivo, veja o chaveamento das baterias e fique por dentro de tudo sobre o evento clicando aqui

Rafael tem agora o único 10 da etapa de Porto de Galinhas, contando as duas edições. Foto: Pedro Pereira / CBSurf.
Rafael tem agora o único 10 da etapa de Porto de Galinhas, contando as duas edições. Foto: Pedro Pereira / CBSurf.

RAFAEL VENUTO CRAVA PRIMEIRO 10 DO ANO DO DREAM TOUR

Se no dia anterior Cauã Costa havia levantado o público com um full rotation de backside avaliado em 9.83 ? até então a maior nota da etapa do Dream Tour em Porto de Galinhas ?, desta vez foi a vez de Rafael Venuto (CE) subir o sarrafo. O cearense repetiu a receita: aéreo alto de backside com rotação completa, precisão cirúrgica e aterrissagem com o bico apontado para a areia.

Além da nota perfeita, Rafael somou 7.50 em sua segunda melhor onda, atingindo um total de 17.50 pontos ? novo maior somatório do evento, superando os 16.40 de Cauã na terça-feira.

?É uma manobra de risco, você sai da onda voando, gira tudo no ar e tem que cair certinho. Tem que ter técnica mesmo. O full rotation de back é um aéreo que poucos têm. Esse tipo de manobra aparece mais no frontside, mas eu tenho esse dom de mandar no back também. É muito gratificante fazer isso num evento desse tamanho. Tô entre os 48 melhores do Brasil e tirar um 10 desse é pra guardar?, explicou Rafael sobre a dificuldade e valorização da manobra.

Douglas Silva executou o que planejou e saiu vitorioso na primeira bateria do dia. Foto: Pedro Pereira / CBSurf.
Douglas Silva executou o que planejou e saiu vitorioso na primeira bateria do dia. Foto: Pedro Pereira / CBSurf.

HERÓI LOCAL DOUGLAS SILVA CONFIRMA REAÇÃO E AVANÇA PARA A FASE 3

O atual campeão brasileiro Douglas Silva (PE) voltou ao ritmo das grandes vitórias ao vencer a primeira bateria do dia, garantindo sua classificação para a Fase 3.  Após uma estreia difícil na terça-feira, marcada por pressão e expectativa, Dodô respondeu à altura do desafio e reencontrou o seu surf numa condição difícil que exigiu conhecimento do mar.

Com notas 6.17 e 4.10, somando 10.27 pontos, ele superou o paulista Gabriel André e manteve viva sua campanha na etapa que marca o início da defesa do seu título nacional.

?É difícil estrear como campeão brasileiro, ainda mais em casa. Todo mundo cria uma expectativa enorme… passo na rua, vou no mercado, a galera quer saber como tá o campeonato. Ontem falei com meu pai, ele me lembrou que eu não tenho nada a provar pra ninguém. Eu já provei. Agora é surfar, me divertir. E foi isso que fiz hoje?, disse Dodô, confiante.

Analu Silva construiu sua vitória nas ondas de backside. Foto: Pedro Pereira / CBSurf. 
Analu Silva construiu sua vitória nas ondas de backside. Foto: Pedro Pereira / CBSurf. 

ANALU RETORNA AO DREAM TOUR COM EVOLUÇÃO NO BACKSIDE

Depois de participar da temporada 2023 aos 16 anos, Analu Silva (PB) voltou ao circuito nacional agora aos 18, com mais confiança e um surf mais completo ? principalmente de backside, fundamento que tem sido um diferencial claro na sua evolução técnica.

Na repescagem, Analu teve uma atuação segura e eficiente para vencer Julia Duarte (RJ) com o somatório de 9.07 pontos (4.90 + 4.17). A paraibana mostrou calma e controle para trabalhar bem duas ondas-chave e garantir a vaga na Fase 3. Julia terminou com 5.50 e deu adeus à competição.

?Eu não acreditava no meu backside. Comecei a praticar e ele me mostrou que eu posso chegar lá. Treino bastante, gosto de ir pra academia, isso ajuda muito. O backside tá animal agora ? e quero evoluir mais?, disse Analu, reforçando sua postura determinada nesta nova fase.

O resultado confirma a evolução de uma das atletas promissoras da nova geração, que agora segue viva na etapa após passar pela repescagem.

Potira Castaman não tirava o sorriso do rosto após a vitória. Foto: Pedro Pereira / CBSurf. 
Potira Castaman não tirava o sorriso do rosto após a vitória. Foto: Pedro Pereira / CBSurf. 

POTIRA DESTACA MENTALIDADE VENCEDORA NA REPESCAGEM

Na penúltima bateria do dia, Potira Castaman (SC) fez o maior somatório do dia devido à boa leitura de mar de quem passou o dia todo no palanque observando as ondas. Depois de cair para a repescagem, a catarinense voltou à água com foco total e encontrou as melhores ondas para vencer a disputa contra Gabriely Queiroz (CE). Com notas 5.17 e 4.33, somando 9.50 pontos, Potira garantiu o maior somatório do dia entre as mulheres. Também fez a maior nota da categoria, empatada com Kemilly Sampaio (SP).

Potira comentou sobre sua conexão com o pico e a escolha das ondas:

?Essa onda aqui é como se fosse minha segunda casa… ou terceira, porque tem a Bahia também (risos). Eu observei bastante a maré, a movimentação das ondas, e consegui me conectar com o mar. Isso fez diferença na minha performance?, comentou Potira, que nasceu na Bahia e hoje representa Santa Catarina, onde reside.

.

Julia Duarte, de azul, e Sol Carrion se despediram da etapa. Foto: Pedro Pereira / CBSurf.
Julia Duarte, de azul, e Sol Carrion se despediram da etapa. Foto: Pedro Pereira / CBSurf.

ESTREIA DA REPESCAGEM NO DREAM TOUR E PREMIAÇÃO DOS ATLETAS

O terceiro dia do Dream Tour 2025 marcou o encerramento da estreia do novo formato de repescagem, uma das grandes novidades da temporada. O novo formato do Dream Tour começa com baterias triplas na Fase 1, onde apenas o primeiro colocado avança direto para a Fase 3. Os outros dois atletas vão para a repescagem (Fase 2), disputada em baterias eliminatórias entre dois competidores.

Potira Castaman, que se classificou com o maior somatório feminino do dia, falou sobre a experiência:

?Ontem eu fiquei bem triste de ter caído pra repescagem ao invés de passar de fase quando fiquei em segundo lugar. Mas também grata por ter essa segunda chance. Transformei essa raiva em vontade de surfar e dar o meu melhor. Esse formato aumenta o nível de entrega. Ou você passa em primeiro, ou não passa. Isso faz a gente dar o máximo e querer ser o primeiro nome sempre. No fim, achei bem legal.?

O circuito também reconhece e valoriza os atletas que, mesmo sem avançar, participam da etapa. Todos os surfistas eliminados na repescagem recebem R$ 3.000,00 de premiação, o que traz um suporte importante para quem investe em estar no circuito.

?Isso é de extrema importância, ainda mais porque a gente tá na elite nacional, né? É um circuito fechado, pros atletas classificados, então ter esse incentivo faz muita diferença. Ter essa premiação dá uma segurança de que, mesmo se não passar, dá pra cobrir uma parte dos custos como passagem, inscrição, hospedagem??, afirmou Sol Carrion, que foi eliminada na disputa com Isabelle Nalu (SC), resultado de 8.33 x 5.36.

Rafael Venuto deu show de surf fazendo também o maior somatório da etapa em 2025 até o momento. Foto: Pedro Pereira / CBSurf.
Rafael Venuto deu show de surf fazendo também o maior somatório da etapa em 2025 até o momento. Foto: Pedro Pereira / CBSurf.

POTIRA E RAFAEL VENUTO LEVAM PRÊMIOS DA MORMAII

A Mormaii premiou nesta quinta os atletas com os maiores somatórios do dia nas categorias masculina e feminina com um par de tênis Mormaii. No Mormaii High Score, a maior nota individual do dia levou um relógio da marca.

Masculino: Rafael Venuto ? 17.50
Feminino: Potira Castaman ? 9.50
Maior nota do dia: Rafael Venuto ? 10.00

Amanhã será o quarto dia de competições na Praia do Borete. Foto: Pedro Pereira / CBSurf.
Amanhã será o quarto dia de competições na Praia do Borete. Foto: Pedro Pereira / CBSurf.

PRÓXIMA CHAMADA 

A chamada oficial para o quarto dia do Dream Tour 2025 será feita nesta sexta-feira, 16 de maio, às 07h30, na Praia do Borete. A previsão é de início às 08h00, com um dia inteiro dedicado às 16 baterias da Fase 3 da categoria masculina. A previsão do mar é de ter séries até um pouco maiores que as de hoje e com o mesmo vento favorável predominando.

O campeão brasileiro e herói local, Douglas Silva, volta a competir amanhã na Praia do Borete. Foto: Pedro Pereira / CBSurf. 
O campeão brasileiro e herói local, Douglas Silva, volta a competir amanhã na Praia do Borete. Foto: Pedro Pereira / CBSurf. 

DETALHES DA COMPETIÇÃO, TRANSMISSÃO E PARCEIROS OFICIAIS

1ª Etapa do Dream Tour 2025

Data: 13 a 19 de maio
Local: Praia do Borete, Porto de Galinhas, Ipojuca (PE)
Premiação: R$ 500.000,00

A competição está sendo transmitida ao vivo no canal CBSurfPLAY do YouTube e estará no SportTV no dia final

Para mais informações e atualizações, siga @dreamtoursurf e @cbsurfoficial no Instagram e acesse o site oficial da cbsurf.org.br.

Patrocínio Master: Corona Cero
Patrocínio: Gerdau e Prefeitura de Ipojuca
Realização: Confederação Brasileira de Surf (CBSurf)
Promoção: Dream Factory
Apoio: Mormaii, Ocean Pact, Monster Energy, FuWax, Sococo Brasil, Samoa e Federação Pernambucana de Surf

===================
===================

Por: Assessoria de Imprensa da CBSurf
[email protected]

Siga o nosso Instagram: @cbsurfoficial
Inscreva-se em nosso canal do YouTube: CBSurfPLAY
Siga o nosso TikTok: @cbsurfoficial
Siga a gente no Twitter (X): cbsurf_oficial
Confira o calendário CBSurf 2025 atualizado: Calendário

===================
===================

Sobre a CBSurf
Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.

A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina.

Acompanhando o enorme sucesso do surf brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com sete títulos mundiais nos últimos dez anos, quanto nas Olimpíadas do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surf, e mais recentemente nas Olimpíadas de Paris, com medalha de prata no feminino e bronze no masculino, para uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro, a CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabeleceu um padrão e patamar inédito e histórico em todo o mundo.

Sobre a Dream Factory

Com mais de 22 anos de existência, a Dream Factory está entre as empresas líderes do mercado nacional de entretenimento ao vivo. Inicialmente como produtores de eventos, a empresa nasceu após produzir a volta do Rock in Rio para o Brasil, em 2001. Nos momentos seguintes, foi uma das pioneiras na evolução do setor com a criação e implementação de experiências de marca integradas em projetos de entretenimento ao vivo.

Hoje, a Dream Factory já pode ser considerada o primeiro ecossistema integrado de entretenimento ao vivo com eventos proprietários, serviços e gestão de comunidades. Atuando como uma holding, agrega e potencializa plataformas de entretenimento em diversos territórios temáticos, inspirados no mosaico da cultura brasileira. Entre seus eventos proprietários estão a Maratona do Rio, ArtRio, Sertões, Árvore do Rio e Natal da Lagoa, Glocal, MNFST, Dream Tour, Carnaval de Rua, Mano a Mano e outros.

A Dream Factory apresenta, ainda, em seu guarda-chuva de negócios a Dreamie, que oferece consultorias estratégicas para marcas e empresas líderes de mercado; a Dream Experience, agência de brand experience, a LocHub, encarregada de logística e infraestrutura; a Dream Venue, responsável pela administração de espaços como a Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e a GoDream, que gerencia as vendas de ingressos.

Sobre a Gerdau

Com 124 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO?e), de 0,86 t de CO?e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO?e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO?e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

FIQUE POR DENTRO

DO QUE ACONTECE NO SURF BRASILEIRO

ACESSE AGORA

PORTAL DA GOVERNANÇA

isasurfgovernojogolimpoabcd
CBSurf

Sede.

Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2001

Praia Mole, Florianópolis/SC

CEP: 88.0061-700

DESENVOLVIDO POR

sgebigmidia