RELACIONADAS
FIQUE POR DENTRO
DO QUE ACONTECE NO SURF BRASILEIRO
ACESSE AGORA
PORTAL DA GOVERNANÇA
Sede:Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2001,Praia Mole,
Florianópolis/SC - CEP: 88.0061-700
Atendimento de segunda à sexta, das 9 as 17h | 48 – 99971 9599
DESENVOLVIDO POR
TORRES / Rio Grande do Sul (Sexta-feira, 17 de outubro) - A cidade de Torres já se prepara para sediar na próxima semana, a penúltima etapa da Taça Brasil 2025 da Confederação Brasileira de Surf no Rio Grande do Sul. A reedição do CBSurf Taça Brasil Torres RS é de quinta-feira a domingo (dias 23 a 26) na Praia dos Molhes do Rio Mampituba, que divide o estado gaúcho com Santa Catarina. Surfistas de todo o país vão disputar uma premiação de 100.000 Reais e 5.000 pontos nos rankings que classificam 8 homens e 4 mulheres para a elite da CBSurf no Campeonato Brasileiro de 2026. Acompetição será transmitida ao vivo no site CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
“Torres é um dos grandes cartões-postais do nosso Estado e símbolo da força do turismo ligado ao mar”, destaca Ronaldo Santini, Secretário de Turismo do Governo Estadual do Rio Grande do Sul. “Receber uma etapa da Taça Brasil, é motivo de orgulho e mostra que o Rio Grande do Sul está cada vez mais presente no calendário dos grandes eventos esportivos do país. O surf movimenta a economia, valoriza nossos destinos e gera oportunidades para o setor de hospedagem, gastronomia e comércio local. Eventos como este, fortalecem a imagem do Rio Grande do Sul como um estado preparado, acolhedor e de múltiplas experiências”.
O CBSurf Taça Brasil Torres RS é uma realização da Federação Gaúcha de Surf (FGS) e Associação dos Surfistas de Torres (AST) em parceria com a Confederação Brasileira de Surf e conta com apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul através da Secretaria de Turismo (SETUR), Sesc Fecomércio Senac, Mormaii, Prefeitura Municipal de Torres, RMS Telecom, Ulbra Torres, Hotel Jardim do Mar, Restaurante Guarita, À Lenha Pizzaria e Restaurante e Gobbo Pizzas Artesanais. Após a etapa gaúcha, só terá mais uma na Guarda do Embaú, em Palhoça (SC), para fechar a lista dos indicados pela Taça Brasil, para completar a elite dos tops da CBSurf no Campeonato Brasileiro de 2026.
“A fala do secretário Ronaldo Santini, reflete o sentimento que compartilhamos nessa caminhada conjunta com a SETUR”, reforça o presidente da Federação Gaúcha de Surf, Fernando Cunha. “O Rio Grande do Sul é um estado de gente resiliente, que transforma desafios em oportunidades e mostra sua força também no esporte. O surf tem sido um instrumento de integração e desenvolvimento, conectando o turismo, a economia e a cultura do nosso litoral. Realizar a Taça Brasil em Torres é reafirmar essa capacidade do gaúcho de se reinventar e projetar o Estado no cenário nacional, mostrando que o nosso mar e nossos atletas têm talento e preparo para fazer história”.
QUATRO GAÚCHOS ESTÃO ENTRE OS 360 PARTICIPANTES DA TAÇA BRASIL 2025
A Taça Brasil 2025 da Confederação Brasileira de Surf, já passou por 6 cidades de 6 estados do país. A batalha pelas vagas na elite dos tops de 2026, começou em São Gonçalo do Amarante (CE), com a segunda etapa rolando em Itacaré (BA), a terceira em Ubatuba (SP), a quarta em Baía Formosa (RN), a quinta em Armação dos Búzios (RJ) e a sexta em Linhares (ES). Um expressivo número de 360 surfistas já competiu na Taça Brasil esse ano, 278 na categoria masculina e 82 na feminina.
O CBSurf Taça Brasil Torres RS será a primeira etapa a acontecer no Sul do país e a expectativa é aumentar a quantidade de gaúchos no ranking. No momento, apenas quatro participaram da Taça Brasil 2025. A top do Dream Tour esse ano, Alexia Monteiro, é a única surfista do Rio Grande do Sul, mas só competiu na etapa de Ubatuba (SP) e está em 72º lugar no ranking feminino. No masculino, o mais bem colocado é Giovani da Silva, que participou de 4 etapas e está na posição 123. Depois, tem Gustavo Borges em 141º lugar e Ricardo Kjellin em 142º, ambos disputando apenas 2 das 6 etapas.
ABERTURA OFICIAL COM TRADIÇÕES GAÚCHAS NO DIA 22 DE OUTUBRO
Na véspera do início do CBSurf Taça Brasil Torres RS, a Federação Gaúcha de Surf e Associação dos Surfistas de Torres, em parceria com a Confederação Brasileira de Surf, promovem a Abertura Oficial do evento no Restaurante Guarita, localizado no icônico Parque da Guarita, um dos principais cartões-postais do Rio Grande do Sul. A cerimônia aconteceráno dia 22 de outubro, a partir das 19h30, reunindo competidores, autoridades, patrocinadores, em um momento especial que celebra a cultura gaúcha e valoriza as experiências que unem esporte, turismo e desenvolvimento regional.
No ano passado, a cidade de Torres sediou as duas últimas etapas da Taça Brasil, em duas semanas seguidas na Praia dos Molhes. A penúltima foi vencida pelo paulista Ryan Kainaloe a paranaense Nathalie Martins, que marcaram 5.000 pontos no ranking. Já a última, que fechou a lista dos classificados pela Taça Brasil para a elite do CBSurf Dream Tour 2025, as vitórias valeram 10.000 pontos para o cearense Cauã Costa e a paulista Sophia Gonçalves.
RANKING CBSURF TAÇA BRASIL 2025 - após 6 etapas:
(pontos dos 4 melhores resultados que são computados)
TOP-10 DA CATEGORIA MASCULINA:
1.o: Diego Aguiar (SP) - 16.650 pontos
2.o: Israel Junior (RN) - 16.200
3.o: Yuri Gabryel (SC) - 15.500
4.o: Renan Pulga (SP) - 14.850
5.o: Marcos Correa (SP) - 14.800
6.o: Douglas Silva (PE) - 13.600
7.o: Alex Ribeiro (SP) - 12.000
8.o: Rafael Teixeira (ES) - 12.000
9.o: Rafael Barbosa (RN) - 12.000
10.o: Adauto Sena (RN) - 11.500
TOP-10 DA CATEGORIA FEMININA:
1.a: Juliana dos Santos (CE) - 20.150 pontos
2.a: Julia Nicanor (SP) - 18.450
3.a: Laiz Costa (RJ) - 16.500
4.a: Silvana Lima (CE) - 16.000
5.a: Mayara Zampieri (SP) - 15.600
6.a: Juliana Meneguel (SP) - 15.000
7.a: Mariana Areno (RJ) - 14.550
8.a: Maria Autuori (SC) - 13.400
9.a: Aurora Ribeiro (SE) - 12.900
10.a: Anaelya de Lima (CE) - 11.600
------------------------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa da CBSurf:
João Carvalho - (48) 999-882-986 – jbcsurfnews@hotmail.com
Mais informações no site www.cbsurf.org.br
Siga as mídias sociais da CBSurf:
Instagram: @cbsurfoficial
Canal do YouTube: CBSurfPLAY
------------------------------------------------------------------
SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
De “surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. A CBSurf também tem como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!