RELACIONADAS
FIQUE POR DENTRO
DO QUE ACONTECE NO SURF BRASILEIRO
ACESSE AGORA
PORTAL DA GOVERNANÇA
Sede:Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2001,Praia Mole,
Florianópolis/SC - CEP: 88.0061-700
Atendimento de segunda à sexta, das 9 as 17h | 48 – 99971 9599
DESENVOLVIDO POR
TORRES / Rio Grande do Sul (Quinta-feira, 23 de outubro) - O CBSurf Taça Brasil Torres RS abriu a competição masculina na quinta-feira e os catarinenses se destacaram, vencendo metade das 10 baterias disputadas no mar desafiador na Praia dos Molhes do Rio Mampituba, que divide os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Heitor Mueller fez os recordes do primeiro dia, com a nota 7,00 da última onda que surfou na sua bateria e garantiu a vitória por 12,33 pontos. As eliminatórias desta penúltima etapa da Taça Brasil da Confederação Brasileira de Surf prosseguem nesta sexta-feira, ao vivo no site CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
“Foi uma bateria realmente eletrizante e eu sabia que os dois tinham potencial pra dominar. Mas, graças a Deus, veio aquela esquerda pra mim na saideira pra vencer”, disse Heitor Mueller. “Eu tava pedindo à Deus pra me mandar mais uma esquerda para fazer uma nota boa e ela veio. Essa onda me lembrou até a esquerda da Praia Grande (em São Francisco do Sul), onde eu surfo. Na hora que eu dropei, já cavei e tava no corpo aquela manobra. Aí mandei a batida, cavei de novo, mandei outra e to amarradão. Foi minha primeira bateria na Taça Brasil esse ano e to felizão, vamo que vamo”.
Heitor Mueller está fazendo no CBSurf Taça Brasil Torres RS, sua estreia na Confederação Brasileira de Surfesse ano e já começou com as marcas a serem batidas na Praia dos Molhes. A bateria dele foi a melhor da quinta-feira nas condições desafiadoras do mar, com ondas pesadas, muita correnteza e um vento nordeste muito forte. Os surfistas tiveram que mostrar muito preparo físico para ficar remando sem parar e algumas vezes saindo do mar após surfar uma onda, correr pela areia contra o vento para entrar de novo pelo canal.
No confronto 100% catarinense que foram registrados os recordes do CBSurf Taça Brasil Torres RS, os três surfistas se revezaram na liderança. Luã da Silveira até saiu do mar quando ainda restavam 4 minutos para o término, após ter conseguido a maior nota do dia, 6,17. Luan Wood e Heitor Mueller ainda surfaram mais uma onda e ficou o suspense. A do Luan foi fraca e ele terminou em último. Mas as duas pancadas de backside do Heitor valeram nota 7,00 e a vitória por 12,33 pontos. Luã da Silveira passou em segundo com 11,30 pontos.
Além da maior nota do CBSurf Taça Brasil Torres RS, Heitor Mueller bateu o maior somatório do dia. O recorde era 11,50 pontos do também catarinense Lucas Haag duas baterias antes, quando derrotou o paulista Felipe Oliveira e outro catarinense, Ruan Guimarães. Lucas Haag é o atual campeão catarinense e conseguiu a segunda das cinco vitórias do estado na quinta-feira. As outras foram do Leo Casal na primeira bateria da etapa gaúcha da Taça Brasil, a do Heitor Mueller na sexta, do Jeff Toco na nona e do Gabriel Ogasahara na décima e última do dia.
“Estou muito feliz de ter avançado essa bateria. As condições estão muito difíceis e acho que foram os 20 minutos mais intensos da minha vida”, disse Lucas Haag. “O tempo passou muito rápido, foi muita remada na corrente, mas me mantive concentrado durante toda a bateria. Os treinos que venho fazendo me ajudaram muito, tanto o físico como o psicológico. Então, estou amarradão de avançar e feliz pela minha performance”.
CATARINENSES GANHAM MAIS BATERIAS E QUATRO PASSAM EM SEGUNDO LUGAR
Os catarinenses venceram metade das 10 baterias realizadas na quinta-feira e mais quatro passaram em segundo lugar, para a rodada de estreia dos 32 cabeças de chave do CBSurf Taça Brasil Torres RS. A quinta-feira já começou com uma dobradinha catarinense do Leo Casal e João Ely sobre o gaúcho Pedro Sommer. Outra classificação dupla foi a do Heitor Mueller e Luã da Silveira, com Diego Rosa e Luiz Mendes também avançando em segundo nas suas baterias.
O atual campeão mundial Master da ISA (International Surfing Association), Diego Rosa, barrou o gaúcho mais bem colocado no ranking da Taça Brasil 2025, Giovani da Silva. Foi no segundo confronto do dia, vencido pelo baiano Saullo Marques. Teve também vitória do Paraná com Lucas Cainan, do Rio Grande do Sul com Josias Pedrinha e duas do Ceará, do Lucas Bezerra contra dois catarinenses e do Ytalo Oliveira sobre dois paulistas.
JOSIAS PEDRINHA CONQUISTA A ÚNICA CLASSIFICAÇÃO GAÚCHA NA QUINTA-FEIRA
A participação gaúcha não foi boa no primeiro dia do CBSurf Taça Brasil Torres RS. Dos quatro que competiram na quinta-feira, apenas o surfista de Tramandaí, Josias Pedrinha, avançou para a rodada de estreia dos cabeças de chave. Na sua bateria, a sétima da primeira fase, estava um ex-top da elite mundial, Wiggolly Dantas, mas o paulista não compareceu, assim como o capixaba João Cypriano. Então, só ele e o paulista Thiago Guimarãesentraram no mar e Josias Pedrinha venceu a bateria.
“O mar tá bem difícil pra varar a arrebentação e voltar pra pegar outra onda. Mas tem altas ondas”, analisou Josias Pedrinha. “É um tipo de mar que eu gosto bastante, fazia tempo que eu não vinha pra cá (Torres) e consegui pegar duas ondas boas ali. Quero mandar um beijo pra minhas filhas que estão em casa me assistindo e agradecer a galera que tem me apoiado para estar nesse evento. Eu voltei a competir agora, peguei uma prancha emprestada, o primeiro surf que fiz com ela foi na bateria e peguei duas ondas, então espero que amanhã seja melhor ainda”.
CAMPEÃO MUNDIAL ABRE A SEXTA-FEIRA DO CBSURF TAÇA BRASIL TORRES RS
Nesta sexta-feira, o dia vai começar com as seis baterias restantes da primeira fase e na primeira do dia, tem a estreia do campeão mundial Adriano de Souza no CBSurf Taça Brasil Torres RS. A primeira chamada para o confronto do Mineirinho com o catarinense Derek Adriano e o paranaense Lucas Catapam, será as 8h00 na Praia dos Molhes. E na terceira bateria do dia, o bicampeão brasileiro Messias Felix e o bicampeão catarinense José Francisco, também fazem as suas primeiras apresentações nesta penúltima etapa da Taça Brasil 2025.
Depois do encerramento da primeira fase masculina, será iniciada a competição feminina do CBSurf Taça Brasil Torres RS. E logo na primeira bateria, tem a única representante do Rio Grande do Sul na elite nacional da Confederação Brasileira de Surf, Alexia Monteiro, estreando contra as catarinenses Maria Autuori e Kauanny Souza. Três campeãs brasileiras também vão se apresentar na Praia do Molhes, a paulista Julia Nicanor na terceira bateria e a cearense Juliana dos Santos e a catarinense Tainá Hinckel, entram no quarto dos seis confrontos da primeira fase feminina.
O CBSurf Taça Brasil Torres RS é uma realização da Federação Gaúcha de Surf (FGS) e Associação dos Surfistas de Torres (AST) em parceria com a Confederação Brasileira de Surf e conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul através da Secretaria de Turismo (SETUR), Prefeitura de Torres, Sesc Fecomércio Senac e apoio de Planeta Surf Board Shop, Mormaii, Ulbra Torres, RMS Telecom, Hotel Jardim do Mar, Restaurante Guarita, À Lenha Pizzaria Restaurante e Gobbo Pizzas Artesanais.
------------------------------
Assessoria de Imprensa da CBSurf:
João Carvalho - (48) 999-882-986 – jbcsurfnews@hotmail.com
Mais informações no site www.cbsurf.org.br
Siga as mídias sociais da CBSurf:
Instagram: @cbsurfoficial
Canal do YouTube: CBSurfPLAY
------------------------------
RESULTADOS DA QUINTA-FEIRA NA PRAIA DOS MOLHES:
PRIMEIRA FASE - 3.o=65.o lugar (400 pontos) e 4.o=81.o lugar (200 pontos):
1.a: 1-Leo Casal (SC), 2-João Ely (SC), 3-Pedro Sommer (RS)
2.a: 1-Saullo Marques (BA), 2-Diego Rosa (SC), 3-Giovani da Silva (RS), 4-Diogo Candido (SP)
3.a: 1-Ytalo Oliveira (CE), 2-Bryan Almeida (SP), 3-Douglas Noronha (SP)
4.a: 1-Lucas Haag (SC), 2-Felipe Oliveira (SP), 3-Ruan Guimarães (SC)
5.a: 1-Lucas Cainan (PR), 2-Marcelo Ribeiro (RJ), 3-Luiz Henrique (RS)
6.a: 1-Heitor Mueller (SC), 2-Luã da Silveira (SC), 3-Luan Wood (SC)
7.a: 1-Josias Pedrinha (RS), 2-Thiago Guimarães (SP), w.o-Wiggolly Dantas (SP) e João Cypriano (ES)
8.a: 1-Lucas Bezerra (CE), 2-Luiz Mendes (SC), 3-João Rafael (SC)
9.a: 1-Jeff Toco (SC), 2-Guilherme Fernandes (SP), 3-Jonatha Santos (RN)
10: 1-Gabriel Ogasahara (SC), 2-Ricardo Petry (AL), 3-Felipe Alves (CE), 4-Kauê Daniel (SP)
PRÓXIMAS BATERIAS DO CBSURF TAÇA BRASIL TORRES RS:
PRIMEIRA FASE - 3.o=65.o lugar (400 pontos) e 4.o=81.o lugar (200 pontos):
11: Derek Adriano (SC), Lucas Catapam (PR), Adriano de Souza (SC)
12: Derek Souza (SP), Caetano Vargas (SC), Daniel Duarte (SP)
13: Messias Felix (CE), André Luiz (SC), José Francisco (SC)
14: Kalani Robles (SP), Luciano Anacleto (SP), João Artur (SP)
15: Michel Demetrio (SC), Fabricio Rocha (SP), Lorenzo Souza (RS), Rafael Acom (RS)
16: Eduardo Martins (SP), Luigi Wengrover (RS), Renaro Hubbe (SC)
PRIMEIRA FASE FEMININA - 1.a e 2.a avançam para as quartas de final:
------3.a=13.o lugar (1.700 pontos) e 4.a=19.o lugar (1.000 pontos)
1.a: Maria Autuori (SC), Kauanny Souza (SC), Alexia Monteiro (RS)
2.a: Sol Carrion (SP), Sarah Ozorio (RJ), Jessica Bianca (PR)
3.a: Julia Nicanor (SP), Alma Corgiolu (SC), Lanay Thompson (RJ)
4.a: Juliana dos Santos (CE), Natalia Gerena (SP), Tainá Hinckel (SC)
5.a: Kiany Hyakutake (SC), Maya Carpinelli (SC), Clarissa Tasca (RS)
6.a: Aysha Ratto (RJ), Gabriely Vasque (PR), Luiza Teixeira (SC)
SEGUNDA FASE MASCULINA - entrada dos 32 cabeças de chave:
------1.o e 2.o=Oitavas de Final / 3.o=33.o lugar (800 pontos) e 4.o=49.o lugar (500 pts)
1.a: Renan Pulga (SP) e Gustavo Bertotto (RS), Leo Casal (SC), Diego Rosa (SC)
2.a: Anuar Chiah (PR) e Mathias Ramos (CE), Saullo Marques (BA), João Ely (SC)
3.a: Guilherme Lemos (RJ) e Junio Santos (BA), Ytalo Oliveira (CE), Felipe Oliveira (SP)
4.a: Luan Carvalho (SP) e Ricardo Kjellin (RS), Lucas Haag (SC), Bryan Almeida (SP)
5.a: Kauã Hanson (PB) e Pedro Neves (RJ), Lucas Cainan (PR), Luã da Silveira (SC)
6.a: John Muller (SE) e Gustavo Borges (RS), Heitor Mueller (SC), Marcelo Ribeiro (RJ)
7.a: Samuel Joca (RN) e Gabriel Dantas (RJ), Josias Pedrinha (RS), Luiz Mendes (SC)
8.a: Yuri Gabryel (SC) e Bruno Carneiro (RS), Lucas Bezerra (CE), Thiago Guimarães (SP)
9.a: Diego Aguiar (SP) e Kaian Bernardo (RS), Jeff Toco (SC), Ricardo Petry (AL)
10: Sunny Oliveira (RJ) e Diego Brigido (RJ), Gabriel Ogasahara (SC), Guilherme Fernandes (SP)
11: Kayan Medeiros (RN) e Tiago Braga (RS)
12: Cauet Frazão (CE) e Hugo Bomfim (SP)
13: Alex Ribeiro (SP) e José Luis Mello (RS)
14: Cauã Nunes (PE) e Pedro Ferreira (SP)
15: Cauã Costa (RJ) e JP Ferreira (SP)
16: Marcos Correa (SP) e Luy Gonzales (RS)
------------------------------
SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
De “surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. A CBSurf também tem como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!