RELACIONADAS
FIQUE POR DENTRO
DO QUE ACONTECE NO SURF BRASILEIRO
ACESSE AGORA
PORTAL DA GOVERNANÇA
Sede:Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2001,Praia Mole,
Florianópolis/SC - CEP: 88.0061-700
Atendimento de segunda à sexta, das 9 as 17h | 48 – 99971 9599
DESENVOLVIDO POR
TORRES / Rio Grande do Sul (Sexta-feira, 24 de outubro) - O campeão mundial Adriano de Souza abriu a sexta-feira do CBSurf Taça Brasil Torres RS vencendo a primeira bateria em mais um dia de condições desafiadoras na Praia dos Molhes. A gaúcha Alexia Monteiro também estreou com vitória no primeiro confronto das meninas na penúltima etapa da Taça Brasil 2025 da Confederação Brasileira de Surf no Rio Grande do Sul. As quartas de final femininas já foram formadas e metade das oitavas de final masculinas também, na rodada de estreia dos cabeças de chave que continua a partir das 9h00 do sábado, ao vivo no site CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
O capitão Adriano de Souza também vai abrir o terceiro dia do CBSurf Taça Brasil Torres RS, disputando duas vagas para as oitavas de final com o potiguar Kayan Medeiros, o catarinense Caetano Vargas e o gaúcho Tiago Braga. Na sexta-feira, Mineirinho conseguiu achar boas ondas no mar difícil da Praia dos Molhes, com séries pesadas de 3-4 pés, muita correnteza e algas marinhas que deixam a água marrom e tiram a parafina da prancha, que fica bem escorregadia. Além disso, o vento nordeste continuou forte, para piorar ainda mais as condições. Mas, Adriano de Souza passou pelo primeiro desafio, derrotando o catarinense Derek Adriano e o paranaense Lucas Catapam.
“Estou feliz de ter ido bem nesse início de campeonato e estou até meio acostumado com essa condição de mar”, disse Adriano de Souza. “Eu estou morando perto do Balneário Rincão (SC) e lá o mar é muito idêntico com aqui. Então, meu treino diário está sendo praticamente nessas condições e a única coisa que pega pra mim, é a parte das algas aqui, que o pé acaba escorregando mais na prancha. Mas, o importante é que fiz o suficiente pra passar pra segunda fase”.
Nas baterias restantes da primeira fase, o paulista Derek Souza aumentou para 7,33 o recorde de nota do CBSurf Taça Brasil Torres RS e o paraibano José Francisco, que há muitos anos mora em Florianópolis (SC), fez o maior placar dos dois primeiros dias na Praia dos Molhes, 12,67 pontos. Na sequência, foi iniciada a competição feminina e a gaúcha Alexia Monteiro estreou com vitória sobre as catarinenses Maria Autuori e Kauanny Souza. Nas quartas de final, Alexia vai enfrentar a campeã paulista Sol Carrion e outra catarinense, Alma Corgiolu.
“Estou muito feliz de ter passado a bateria, mas o mar tá bem difícil”, afirmou Alexia Monteiro. “Daqui de fora, a gente consegue ver que tá bem bagunçado, o canal também tá bem difícil de varar, então quem tiver mais fôlego e mais preparada para estas condições, vai avançar as baterias. Nem é muito por nota, mas quem conseguir pegar duas ondas boas para surfar. Fico feliz de ver que tem uma nova geração vindo aí, com algumas meninas bem novas aqui surfando nessa condição tão difícil”.
DUAS CAMPEÃS BRASILEIRAS SE DESTACAM NO MAR DIFÍCIL DA PRAIA DOS MOLHES
Realmente, as meninas tiveram muitas dificuldades para enfrentar as condições desafiadoras do mar na Praia dos Molhes. A experiente campeã brasileira, Julia Nicanor, vice-líder no ranking da Taça Brasil, não conseguiu achar nada de ondas pra surfar e foi eliminada por duas surfistas da nova geração, a catarinense Alma Corgiolu e a carioca Lanay Thompson. No confronto seguinte, mais duas campeãs brasileiras estrearam e se destacaram, com os maiores somatórios femininos.
A catarinense Tainá Hinckel, campeã de 2023 da Confederação Brasileira de Surf e que disputou as Olimpíadas de Paris no ano passado no Taiti, venceu por 6,17 pontos. E a atual campeã brasileira, a cearense Juliana dos Santos, líder no ranking da Taça Brasil 2025, avançou em segundo somando 6,04 nas duas notas computadas. A jovem paulista Natalia Gerena foi eliminada com 2,43 pontos.
“Sinceramente, estou bem feliz de ter passado a bateria, porque acho que foi as condições mais difíceis que já surfei na minha vida”, disse Tainá Hinckel. “Eu gosto muito de Torres, já surfei outras vezes aqui, mas hoje, sinceramente, com as algas, nem senti meu pé na prancha na primeira onda. Eu passei muita parafina, já visando isso, mas está muito difícil. Além da remada, tu entra lá fora e do nada já tá aqui no meio. Tá difícil de se posicionar e eu to bem gripada, então isso prejudicou também. Enfim, estou bem feliz de ter passado a bateria, porque tava uma loucura lá dentro”.
As meninas que passaram pelo primeiro desafio no mar desafiador da Praia dos Molhes, já formaram as quartas de final do CBSurf Taça Brasil Torres RS. A gaúcha Alexia Monteiro disputa as primeiras vagas nas semifinais com Sol Carrion e Alma Corgiolu. Na segunda bateria, estão Maria Autuori, Sarah Ozorio e Lanay Thompson. Na terceira, Tainá Hinckel enfrenta Kiany Hyakutake e Aysha Ratto. E Juliana dos Santos fecha as quartas de final, com Maya Carpinelli e Luiza Teixeira.
CABEÇAS DE CHAVE ESTREIAM DISPUTANDO VAGAS NAS OITAVAS DE FINAL
Na competição masculina, foram disputadas as primeiras vagas para as oitavas de final, na rodada de estreia dos 32 cabeças de chave do CBSurf Taça Brasil Torres RS. O catarinense Leo Casal foi o primeiro a vencer duas baterias na Praia dos Molhes e nessa bateu o número 4 do ranking. O paulista Renan Pulga decidiu o título das três últimas etapas da Taça Brasil que disputou e ganhou a anterior a de Torres, na Praia de Regência, em Linhares (ES). Renan também foi finalista nesta etapa gaúcha no ano passado e ficou em quarto lugar na vitória de outro paulista, Ryan Kainalo.
“Foi uma bateria de poucas escolhas, mas consegui achar uma onda melhor que me deu a vitória”, disse Leo Casal. “Estou feliz de ter entrado nesse ritmo positivo e de sorte também, porque o mar tá muito difícil. Então é seguir nesse embalo nas próximas baterias e, mesmo assim, show de surf não falta aqui. O evento tá alucinante, as meninas também se desafiaram ali, conseguiram pegar umas ondas boas, então estou feliz com essa galera toda reunida e é isso aí, vamos pra próxima”.
NOVE SURFISTAS COM CHANCES DE ENTRAR NOS TOP-8 DA TAÇA BRASIL
Enquanto Renan Pulga avançou, o surfista que está fechando o grupo dos 8 que se classificam para a nova elite dos tops da CBSurf para o Campeonato Brasileiro de 2026, não passou da sua estreia em Torres. O paulista Luan Carvalho foi barrado junto com o gaúcho Ricardo Kjellin, pelo paulista Bryan Almeida e o catarinense Lucas Haag. Agora, nove surfistas podem tirar a posição de Luan Carvalho no G-8 da Taça Brasil, neste fim de semana no Rio Grande do Sul.
Um deles é o paraibano Kaua Hanson, que estreou no confronto seguinte chegando muito perto de bater o recorde de 12,67 pontos de outro paraibano que também mora em Florianópolis, José Francisco. Kaua totalizou 12,66 na vitória sobre o carioca Pedro Neves, o paranaense Lucas Cainan e o catarinense Luã da Silveira.
“Primeiramente, quero agradecer a Deus pela oportunidade de estar aqui competindo”, disse Kaua Hanson. “Eu estou morando agora em Floripa e to bem feliz com a minha evolução. Estou treinando bastante pros campeonatos e quero só fazer meu surf, bateria por bateria, onda por onda. To muito feliz com tudo que está acontecendo pra mim e vamos pra próxima, que amanhã tem mais”.
Para tirar Luan Carvalho do G-8, Kaua Hanson tem que chegar na final do CBSurf Taça Brasil Torres RS, neste domingo na Praia dos Molhes. Os outros com chances de entrar na lista, são Kayan Medeiros (RN), Cauet Frazão (CE), Guilherme Lemos (CE), Anuar Chiah (PR), Cauã Nunes (PE), Cauã Costa (CE), Samuel Joca (RN) e o Ytalo Ferreira (CE).
LÍDERES DO RANKING QUE JÁ AVANÇARAM PARA AS OITAVAS DE FINAL
Ainda na sexta-feira, estrearam dois surfistas que estão na ponta do ranking e que já venceram etapas da Taça Brasil esse ano. O paulista Diego Aguiar lidera a corrida pelo título brasileiro da divisão de acesso da Confederação Brasileira de Surf e avançou em segundo, na bateria vencida pelo catarinense Jeff Toco. Já o número 3 do ranking, Yuri Gabryel, catarinense de apenas 16 anos de idade, que venceu a etapa de Búzios (RJ), ganhou a sua primeira bateria na Praia dos Molhes.
“A bateria foi bem difícil, tem muito vento, bastante corrente, difícil de achar as ondas, mas consegui pegar uma boa ali e to muito feliz por ter passado a primeira bateria aqui”, disse Yuri Gabryel. “Eu quero agradecer ao Lucas do Inside Corner, onde eu treino, por ter me deixado bem preparado pra competir nessas condições. Eu peguei uma onda, fui parar lá embaixo, tive que vir correndo pela areia e dar o gás na remada, então quero agradecer a ele e todos os meus patrocinadores. Amanhã é mais um dia, estou em terceiro no ranking e vamo pra cima, bateria por bateria, em busca do título aqui”.
Yuri Gabryel vai disputar a quarta bateria das oitavas de final do CBSurf Taça Brasil Torres RS com o também catarinense Heitor Mueller, o potiguar Samuel Joca e o carioca Pedro Neves. Na primeira, estão mais dois catarinenses, Leo Casal e Lucas Haag, com o cearense Guilherme Lemos e o paranaense Anuar Chiah. A segunda será um confronto direto entre São Paulo com Renan Pulga e Bryan Almeida, contra o Ceará com Ytalo Oliveira e Mathias Ramos.
CINCO GAÚCHOS SEGUEM VIVOS NO CBSURF TAÇA BRASIL TORRES RS
E na terceira bateria, está o único gaúcho que avançou para as oitavas de final na sexta-feira, Gustavo Borges. Ele vai enfrentar o paraibano Kaua Hanson, o catarinense Luiz Mendes e o cearense Lucas Bezerra. Mais quatro gaúchos ainda vão disputar classificação nas baterias restantes da segunda fase, que ficaram para abrir o sábado. Tiago Braga estreia na primeira do dia, depois tem José Luis Mello na terceira, Luigi Wengrover na quinta e Luy Gonzales na que fecha a segunda fase.
O CBSurf Taça Brasil Torres RS é uma realização da Federação Gaúcha de Surf (FGS) e Associação dos Surfistas de Torres (AST) em parceria com a Confederação Brasileira de Surf e conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul através da Secretaria de Turismo (SETUR), Prefeitura de Torres, Sesc Fecomércio Senac e apoio de Planeta Surf Board Shop, Mormaii, Ulbra Torres, RMS Telecom, Hotel Jardim do Mar, Restaurante Guarita, À Lenha Pizzaria Restaurante e Gobbo Pizzas Artesanais.
------------------------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa da CBSurf:
João Carvalho - (48) 999-882-986 – jbcsurfnews@hotmail.com
Mais informações no site www.cbsurf.org.br
Siga as mídias sociais da CBSurf:
Instagram: @cbsurfoficial
Canal do YouTube: CBSurfPLAY
------------------------------------------------------------------
PRÓXIMAS BATERIAS DO CBSURF TAÇA BRASIL TORRES RS:
SEGUNDA FASE - 3.o=33.o lugar (800 pontos) e 4.o=49.o lugar (500 pts):
------as 10 primeiras baterias fecharam a sexta-feira
11: Kayan Medeiros (RN), Tiago Braga (RS), Adriano de Souza (SC), Caetano Vargas (SC)
12: Cauet Frazão (CE), Hugo Bomfim (SP), Derek Souza (SP), Derek Adriano (SC)
13: Alex Ribeiro (SP), José Luis Mello (RS), José Francisco (SC), Kalani Robles (SP)
14: Cauã Nunes (PE), Pedro Ferreira (SP), João Artur (SP), Messias Felix (CE)
15: Cauã Costa (RJ), JP Ferreira (SP), Michel Demetrio (SC), Luigi Wengrover (RS)
16: Marcos Correa (SP), Luy Gonzales (RS), Eduardo Martins (SP), Fabricio Rocha (SP)
QUARTAS DE FINAL FEMININAS - 9.o lugar com 1.800 pontos:
1.a: Alexia Monteiro (RS), Sol Carrion (SP), Alma Corgiolu (SC)
2.a: Maria Autuori (SC), Sarah Ozorio (RJ), Lanay Thompson (RJ)
3.a: Tainá Hinckel (SC), Kiany Hyakutake (SC), Aysha Ratto (RJ)
4.a: Juliana dos Santos (CE), Maya Carpinelli (SC), Luiza Teixeira (SC)
OITAVAS DE FINAL MASCULINAS - baterias já formadas na sexta-feira:
1.a: Guilherme Lemos (RJ), Anuar Chiah (PR), Leo Casal (SC), Lucas Haag (SC)
2.a: Renan Pulga (SP), Ytalo Oliveira (CE), Mathias Ramos (CE), Bryan Almeida (SP)
3.a: Kaua Hanson (PB), Lucas Bezerra (CE), Gustavo Borges (RS), Luiz Mendes (SC)
4.a: Yuri Gabryel (SC), Samuel Joca (RN), Pedro Neves (RJ), Heitor Mueller (SC)
5.a: Gabriel Ogasahara (SC), Jeff Toco (SC),
6.a: Diego Aguiar (SP), Sunny Oliveira (RJ)
RESULTADOS DA SEXTA-FEIRA NA PRAIA DOS MOLHES:
PRIMEIRA FASE - 3.o=65.o lugar (400 pontos) e 4.o=81.o lugar (200 pontos):
------as 10 primeiras baterias foram realizadas na quinta-feira
11: 1-Adriano de Souza (SC), 2-Derek Adriano (SC), 3-Lucas Catapam (PR)
12: 1-Derek Souza (SP), 2-Caetano Vargas (SC), 3-Daniel Duarte (SP)
13: 1-José Francisco (SC), 2-Messias Felix (CE), 3-André Luiz (SC)
14: 1-João Artur (SP), 2-Kalani Robles (SP), 3-Luciano Anacleto (SP)
15: 1-Michel Demetrio (SC), 2-Fabricio Rocha (SP), 3-Lorenzo Souza (RS), 4-Rafael Acom (RS)
16: 1-Eduardo Martins (SP), 2-Luigi Wengrover (RS), 3-Renaro Hubbe (SC)
PRIMEIRA FASE FEMININA - 1.a e 2.a avançam para as quartas de final:
------3.a=13.o lugar (1.700 pontos) e 4.a=19.o lugar (1.000 pontos)
1.a: 1-Alexia Monteiro (RS), 2-Maria Autuori (SC), 3-Kauanny Souza (SC)
2.a: 1-Sarah Ozorio (RJ), 2-Sol Carrion (SP), 3-Jessica Bianca (PR)
3.a: 1-Alma Corgiolu (SC), 2-Lanay Thompson (RJ), 3-Julia Nicanor (SP)
4.a: 1-Tainá Hinckel (SC), 2-Juliana dos Santos (CE), 3-Natalia Gerena (SP)
5.a: 1-Maya Carpinelli (SC), 2-Kiany Hyakutake (SC), 3-Clarissa Tasca (RS)
6.a: 1-Aysha Ratto (RJ), 2-Luiza Teixeira (SC), 3-Gabriely Vasque (PR)
SEGUNDA FASE MASCULINA - entrada dos 32 cabeças de chave:
------1.o e 2.o=Oitavas de Final / 3.o=33.o lugar (800 pontos) e 4.o=49.o lugar (500 pts)
1.a: 1-Leo Casal (SC), 2-Renan Pulga (SP), 3-Diego Rosa (SC), w.o-Gustavo Bertotto (RS)
2.a: 1-Mathias Ramos (CE), 2-Anuar Chiah (PR), 3-João Ely (SC), 4-Saullo Marques (BA)
3.a: 1-Guilherme Lemos (RJ), 2-Ytalo Oliveira (CE), 3-Felipe Oliveira (SP), w.o-Junio Santos (BA)
4.a: 1-Bryan Almeida (SP), 2-Lucas Haag (SC), 3-Luan Carvalho (SP), 4-Ricardo Kjellin (RS)
5.a: 1-Kauã Hanson (PB), 2-Pedro Neves (RJ), 3-Lucas Cainan (PR), 4-Luã da Silveira (SC)
6.a: 1-Heitor Mueller (SC), 2-Gustavo Borges (RS), 3-John Muller (SE), 4-Marcelo Ribeiro (RJ)
7.a: 1-Luiz Mendes (SC), 2-Samuel Joca (RN), 3-Gabriel Dantas (RJ), 4-Josias Pedrinha (RS)
8.a: 1-Yuri Gabryel (SC), 2-Lucas Bezerra (CE), 3-Bruno Carneiro (RS), 4-Thiago Guimarães (SP)
9.a: 1-Jeff Toco (SC), 2-Diego Aguiar (SP), 3-Kaian Bernardo (RS), 4-Ricardo Petry (AL)
10: 1-Sunny Oliveira (RJ), 2-Gabriel Ogasahara (SC), 3-Guilherme Fernandes (SP), 4-Diego Brigido (RJ)
------------------------------------------------------------------
SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
De “surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. A CBSurf também tem como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!