
RELACIONADAS
FIQUE POR DENTRO
DO QUE ACONTECE NO SURF BRASILEIRO
ACESSE AGORA
PORTAL DA GOVERNANÇA
Sede:Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2001,Praia Mole,
Florianópolis/SC - CEP: 88.0061-700
Atendimento de segunda à sexta, das 9 as 17h | 48 – 99971 9599
DESENVOLVIDO POR
GUARDA DO EMBAÚ, Palhoça / SC (Segunda-feira 27 de outubro) - A Secretaria de Turismo de Palhoça apresenta Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival, que deu a largada na decisão da Taça Brasil 2025 na segunda-feira em Santa Catarina. Um total de 181 surfistas de 12 estados do país, 135 na competição masculina e 46 na feminina, participam da etapa inédita da Confederação Brasileira de Surf na 9.a Reserva Mundial de Surf da Guarda do Embaú. No primeiro dia rolou 20 das 24 baterias da rodada inicial masculina, com 73 surfistas estreando na batalha final pelos títulos brasileiros da Taça Brasil e pelas vagas na lista dos 8 homens e 4 mulheres que completarão a elite dos tops da CBSurf em 2026. As eliminatórias prosseguem a partir das 8h00 desta terça-feira, ao vivo no CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
A segunda-feira amanheceu com chuva na paradisíaca Guarda do Embaú, mas com vento terral formando boas ondas de 3-4 pés para as primeiras baterias do dia. No meio da manhã, entrou o vento sul deixando o mar mexido e afetando a formação das ondas. Mesmo assim, os surfistas deram um show. O catarinense Wallace Vasco voou alto e completou um aéreo reverse de frontside, que valeu nota 8,00, a maior do primeiro dia do Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival apresentado pela Secretaria de Turismo da Prefeitura de Palhoça.
 
“Estou muito feliz, porque a Guarda do Embaú é um lugar especial pra mim”, disse Wallace Vasco. “Tem um ventinho, mas não influenciou muito nas condições do mar na minha bateria e to bem feliz de ter achado uma onda boa, pra acertar um grande aéreo e ter conseguido essa nota 8,0. Com certeza, passar bem a primeira bateria me dá mais confiança para as próximas fases. Esse lugar aqui é incrível, tem que ter mais eventos e espero que esse abra as portas para os próximos anos, porque a Guarda do Embaú é especial, tem altas ondas e esse campeonato vai ser animal”.
Wallace Vasco competiu na 17.a bateria do dia, com o bicampeão catarinense Caetano Vargas avançando junto com ele para a segunda fase, quando estreiam os 48 cabeças de chave mais bem colocados no ranking da Confederação Brasileira de Surf. Os dois barraram o também catarinense Heitor Mueller, finalista na etapa encerrada no domingo em Torres (RS), e o paulista Douglas Noronha. A nota 8,00 bateu a 7,67 que o cearense Heitor Alves tinha conseguido também com um aéreo cinco baterias antes e era o recorde do Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival.
“To amarradão por estar aqui na Guarda, praticamente em casa, porque moro em Garopaba uns 20 anos já e venho sempre surfar aqui”, revelou Heitor Alves, um dos ex-tops da elite mundial que estão competindo na Guarda do Embaú. “Eu fiz um freesurf antes que deu certo, acho que peguei uma energia boa do mar e fiquei só tentando achar as melhores junções pra poder dar o aéreo, porque o vento tá favorável. Consegui e to amarradão, em casa, com a família, dormindo na minha cama e isso não tem preço. Estou aqui com o filhão do lado, a esposa dando suporte e estou amarradão”.
 
CAMPEÃO MUNDIAL ADRIANO DE SOUZA ESTREIA EM CAMPEONATOS NA GUARDA
Heitor Alves competiu na bateria seguinte a da estreia de outra estrela que por muitos anos representou o Brasil no cenário internacional, o campeão mundial Adriano de Souza. Mineirinho é um dos atletas patrocinados pela Mini Kalzone e barrou o também paulista Thiago Guimarães e o sergipano Jean Muniz, no confronto vencido pelo saquaremense Daniel Templar. Adriano de Souza está morando em Criciúma e já vem embalado da etapa da Taça Brasil encerrada em Torres (RS) no domingo, onde só perdeu nas semifinais. Ele estava na expectativa de estrear na Guarda do Embaú.
 
“É a primeira vez que participo de um campeonato aqui na Guarda e é uma sensação muito boa, maravilhosa”, enalteceu Adriano de Souza. “Sempre quando eu venho pra Guarda, não tem como não lembrar do Ricardo (dos Santos) e é muito bom estar num lugar paradisíaco. Estou muito feliz de estar aqui e, além disso, a Mini Kalzone, que é meu grande patrocinador, está patrocinando este evento e parabéns a Fecasurf e todos envolvidos em trazer esse evento pra cá. A Guarda do Embaú é um lugar fantástico, então todos os surfistas estão entusiasmados de estarem aqui”.
HOMENAGENS ESPECIAIS DA FECASURF E AÇÕES DA RESERVA MUNDIAL DE SURF
O surfista Ricardo dos Santos era conhecido como Ricardinho da Guarda, considerado como um dos melhores tuberiders do mundo e 10 anos atrás foi assassinado em frente à sua casa na Guarda do Embaú. A Federação Catarinense de Surf está homenageando o ídolo local com um troféu especial para os finalistas do Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival. Além do Ricardinho, a Fecasurf também homenageia com um painel de fotos na área dos surfistas, outro grande talento local que faleceu bem jovem, o Fernando Moura, mais conhecido por Fanta, que até o tricampeão mundial Gabriel Medina revelou que se inspirava no surf dele.
 
O capitão Adriano de Souza, o próprio Ricardo dos Santos (in memoriam) e a surfista olímpica Tainá Hinckel, são embaixadores da 9.a Reserva Mundial de Surf da Guarda do Embaú. O seu Conselho Gestor está promovendo algumas ações ambientais no Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival, junto com a Diretoria de Sustentabilidade da Federação Catarinense de Surf e a Águas de Palhoça. Nesta terça-feira, às 9h00, será realizada uma coleta de água no Rio da Madre, que divide os municípios de Palhoça e Paulo Lopes. A coleta da água superficial para análise da qualidade, vai acontecer em 5 pontos, com acompanhamento de estudantes, convidados e público em geral.
Na quarta-feira, o Conselho Gestor da 9.a Reserva Mundial de Surf promove o “Save The Waves Film Festival” no Restaurante da Madre, com exibição de curtas metragens sobre histórias envolvendo o surf, a pesca e ecossistemas em comunidades pelo mundo. Os embaixadores Adriano de Souza e Tainá Hinckel, estarão presentes para um bate papo e sessão de autógrafos. E na sexta-feira, haverá plantio de mudas e espécies vegetais de restinga, com participação de atletas, crianças e convidados.
 
SETE CAMPEÃS BRASILEIRAS VÃO ESTREAR NESTA TERÇA-FEIRA EM PALHOÇA
Na terça-feira também será iniciada a competição feminina do Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival apresentado pela Secretaria de Turismo de Palhoça. As meninas vão estrear logo após as quatro baterias que restaram da primeira fase masculina. Entre as 46 concorrentes ao Troféu Ricardo dos Santos de campeã, está a surfista olímpica e campeã brasileira de 2023, Tainá Hinckel, que é local da Guarda do Embaú, onde também está morando a atual campeã catarinense, Maria Autuori.
Além de Tainá, mais seis campeãs brasileiras vão competir na etapa final da Taça Brasil 2025 da Confederação Brasileira de Surf. A primeira a se apresentar é a cearense Yanca Costa, na quinta das doze baterias da primeira fase. Tainá Hinckel entra na sexta junto com a paulista Julia Nicanor. Mais duas campeãs brasileiras estreiam na sétima, a atual e líder no ranking da Taça Brasil, Juliana dos Santos, com a também cearense Larissa dos Santos. Depois, tem a pernambucana Monik Santos na nona bateria e na última a cearense recordista com 6 títulos brasileiros, Silvana Lima.
YURI GABRYEL LIDERA A TAÇA BRASIL E VENCEU A TRIAGEM PARA O DREAM TOUR
Após a primeira fase feminina, começa também na terça-feira, a rodada de estreia dos 48 cabeças de chave do Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival. Entre eles, está a grande revelação do surf catarinense, Yuri Gabryel, que neste ano conquistou o título brasileiro na categoria Sub-16 da Confederação Brasileira de Surf e assumiu a liderança no ranking da Taça Brasil 2025 com o segundo lugar na etapa de Torres (RS), finalizada no domingo. Na segunda-feira, Yuri Gabryel participou de uma triagem com 8 surfistas catarinenses, valendo uma vaga de convidado para competir com a elite nacional no Corona Cero Dream Tour Floripa, que vai fechar a temporada 2025 na Praia Mole.
 
“Estou muito feliz por ter conseguido essa vaga de convidado e vamo que vamo, pra cima, com tudo lá na Praia Mole”, disse o jovem surfista Yuri Gabryel, de apenas 16 anos de idade. “Só quero chegar lá e fazer o que eu sei de melhor. Hoje tem altas ondas aqui na Guarda, não tenho nem palavras pra descrever a sensação. A bateria (final da triagem) começou com poucas oportunidades, mas veio a onda boa pra mim no final e a rapaziada toda vai quebrar aí. Então é isso né, vamo pra cima”.
A Secretaria de Turismo de Palhoça apresenta Mini Kalzone Guarda do Embaú Surf Festival é uma realização da Federação Catarinense de Surf em parceria com a Confederação Brasileira de Surf e acontece com patrocínios da Secretaria de Turismo da Prefeitura Municipal de Palhoça, da Mini Kalzone e Águas de Palhoça, contando também com apoio da Prefeitura de Paulo Lopes, Mormaii, Parafinas Fu-Wax, Surfland Brasil, Embaú Surf Club, Guarda Gosto Restaurante, Morada Girassol, Zulu Land, MB Marketing e Eventos, Quantum Engenharia e suporte institucional da Associação de Surf e Preservação da Guarda do Embaú e da 9.a Reserva Mundial de Surf da Guarda do Embaú. A competição será transmitida ao vivo no CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
------------------------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa da CBSurf:
João Carvalho - (48) 999-882-986 – jbcsurfnews@hotmail.com
Mais informações no site www.cbsurf.org.br
Siga as mídias sociais da CBSurf:
Instagram: @cbsurfoficial
Canal do YouTube: CBSurfPLAY
------------------------------------------------------------------
BATERIAS DO MINI KALZONE GUARDA DO EMBAÚ SURF FESTIVAL
RESULTADOS DA SEGUNDA-FEIRA NA GUARDA DO EMBAÚ:
PRIMEIRA FASE - 3.o=97.o lugar (200 pts) e 4.o=121.o lugar (175 pontos):
1.a: 1-Kalani Robles (SP), 2-Fabricio Jesus (RJ), 3-Renato Hubbe (SC)
2.a: 1-José Francisco (SC), 2-Matheus Navarro (SC), 3-Saullo Marques (BA), 4-Felipe Alves (CE)
3.a: 1-Jonathan Lima (CE), 2-Fabricio Bulhões (BA), 3-Luigi Wengrover (RS), 4-Guilherme Carvalho (SP)
4.a: 1-Pablo Paulino (CE), 2-Dodo Veiga (SP), 3-Enrico Malhado (SC), 4-Giovani da Silva (RS)
5.a: 1-Santiago dos Santos (CE), 2-Geovanny Alves (SC), w.o-Valentin Neves (RJ)
6.a: 1-Michel Demetrio (SC), 2-Kainan Meira (PR), 3-Luiz Mendes (SC), 4-Diogo Candido (SP)
7.a: 1-Esdras Morais (SC), 2-Luan Wood (SC), 3-Diego Rosa (SC)
8.a: 1-Wiggolly Dantas (SP), 2-Alan Donato (PE), 3-Luiz Henrique (RS), 4-Gustavo Bertotto (RS)
9.a: 1-Ryan Martins (SC), 2-Derek Adriano (SC), 3-André Luiz (SC), 4-Cauã Gonçalves (SP)
10: 1-Luy Gonzales (RS), 2-Pedro Rian (CE), 3-João Cypriano (ES), 4-Cristopher Lopes (PR)
11: 1-Daniel Templar (RJ), 2-Adriano de Souza (SC), 3-Thiago Guimarães (SP), 4-Jean Muniz (SE)
12: 1-Heitor Alves (SC), 2-João Ely (SC), 3-Daniel Duarte (SP)
13: 1-Felipe Oliveira (SP), 2-Flavio de Souza (CE), 3-Ruan Guimarães (SC)
14: 1-Fabricio Rocha (SP), 2-Anderson Silva (RJ), 3-João Rafael (SC), 4-Denisson Santos (AL)
15: 1-Alexandre Camargo (CE), 2-Lucas Silveira (RJ), 3-Marcelo Ribeiro (RJ), w.o-Wesley Leite (SP)
16: 1-Samuel Igo (PB), 2-Derek Souza (SP), 3-George Alves (SP), 4-Moiseis Eleoterio (RJ)
17: 1-Wallace Vasco (SC), 2-Caetano Vargas (SC), 3-Heitor Mueller (SC), 4-Douglas Noronha (SP)
18: 1-Peterson Crisanto (PR), 2-Lucas Catapam (PR), 3-Swell Henrique (SC)
19: 1-Demi Brasil (BA), 2-Jonatha Santos (RN), 3-Jeff Toco (SC), 4-Kaue Daniel (SP)
20: 1-Flavio Nakagima (SP), 2-Caio Okamoto (SP), 3-Israel Braga (SP)
BATERIAS QUE VÃO ABRIR A TERÇA-FEIRA NA GUARDA DO EMBAÚ:
PRIMEIRA FASE - 3.o=97.o lugar (200 pts) e 4.o=121.o lugar (175 pontos):
21: Mateus Sena (RN), Luciano Anacleto (SP), Fellipe Ximenes (SC), Patrick Plachi (SC)
22: Lucas Cainan (PR), Lucas Di Giorge (SP), Gabriel Ogasahara (SC)
23: Bryan Almeida (SP), Yage Araujo (BA), Ricardo Petry (AL), Kaique Timidate (SC)
24: Nathan Hereda (RJ), Luã da Silveira (SC), Rodrigo Camelo (CE)
PRIMEIRA FASE FEMININA - 3.a=25.o lugar (1.800 pts) e 4.a=37.o lugar (1.400 pts):
1.a: Laiz Costa (RJ), Paloma Olivero (RJ), Potira Castaman (SC), Pristen de Sousa (CE)
2.a: Sol Carrion (SP), Sarah Ozorio (RJ), Julia Duarte (RJ), Isabelle Nalu (SC)
3.a: Mariana Areno (RJ), Gabriely Vasque (PR), Alma Corgiolu (SC), Sophia Gonçalves (SP)
4.a: Juliana Meneguel (SP), Jessica Santos (CE), Jessica Bianca (PR), Lanai Henrique (SC)
5.a: Anaelya de Lima (CE), Kemily Sampaio (SP), Alexia Monteiro (RS), Yanca Costa (RJ)
6.a: Julia Nicanor (SP), Luana Reis (SP), Tainá Hinckel (SC)
7.a: Juliana dos Santos (CE), Larissa dos Santos (CE), Nicole Santos (PE)
8.a: Kiany Hyakutake (SC), Aysha Ratto (CE), Kiany Cristina (SP), Isabelly Knut (SP)
9.a: Mayara Zampieri (SP), Maya Carpinelli (SC), Monik Santos (PE), Pamella Mel (SC)
10: Maria Autuori (SC), Gabriely Queiroz (CE), Natalia Gerena (SP), Luiza Savoi (SP)
11: Aurora Ribeiro (SE), Vitoria Carneiro (CE), Lanay Thompson (RJ), Duda Azamor (PR)
12: Silvana Lima (CE), Karol Ribeiro (RJ), Kauanny Souza (SC), Luiza Teixeira (SC)
SEGUNDA FASE MASCULINA - entrada dos 48 cabeças de chave:
-------3.o=49.o lugar (1.000 pontos) e 4.o=73.o lugar (600 pontos)
1.a: Israel Junior (RN) e Janninfer de Sousa (CE), Kalani Robles (SP), Matheus Navarro (SC)
2.a: Cauã Nunes (PE) e Ytalo Oliveira (CE), José Francisco (SC), Fabricio Jesus (RJ)
3.a: Luan Carvalho (SP) e Leo Casal (SC), Jonathan Lima, Dodo Veiga (SP)
4.a: Weslley Dantas (SP) e JP Ferreira (SP), Pablo Paulino (CE), Fabricio Bulhões (BA)
5.a: Rafael Teixeira (ES) e Hugo Bomfim (SP), Santiago dos Santos (CE), Kainan Meira (PR)
6.a: Cauã Costa (CE) e Diego Brigido (RJ), Michel Demetrio (SC), Geovanny Alves (SC)
7.a: Alex Ribeiro (SP) e Lucas Bezerra (CE), Esdras Morais (SC), Alan Donato (PE)
8.a: Artur Silva (CE) e Amando Tenorio (AL), Wiggolly Dantas (SP), Luan Wood (SC)
9.a: Murillo Coura (SP) e Pedro Ferreira (SP), Ryan Martins (SC), Pedro Rian (CE)
10: Kaua Hanson (PB) e Glauciano Rodrigues (CE), Luy Gonzales (RS), Derek Adriano (SC)
11: Gabriel André (SP) e Sunny Oliveira (RJ), Daniel Templar (RJ), João Ely (SC)
12: Diego Aguiar (SP) e Marcos Alves TT (CE), Heitor Alves (SC), Adriano de Souza (SC)
13: Yuri Gabryel (SC) e Messias Felix (CE), Felipe Oliveira (SP), Anderson Silva (RJ)
14: Samuel Joca (RN) e Mathias Ramos (CE), Fabricio Rocha (SP), Flavio de Souza (CE)
15: John Muller (SE) e Alax Soares (SP), Alexandre Camargo (CE), Derek Souza (SP)
16: Pedro Dib (SP) e Guilherme Fernandes (SP), Samuel Igo (PB), Lucas Silveira (RJ)
17: Anuar Chiah (PR) e Lucas Haag (SC), Wallace Vasco (SC), Lucas Catapam (PR)
18: Renan Pulga (SP) e Deyvson Santos (RN), Peterson Crisanto (PR), Caetano Vargas (SC)
19: Kayan Medeiros (RN) e Pedro Neves (RJ), Demi Brasil (BA), Caio Okamoto (SP)
20: Cauet Frazão (CE) e Junio Santos (BA), Flavio Nakagima (SP), Jonatha Santos (RN)
21: Guilherme Lemos (RJ) e Gabriel Dantas (RJ)
22: Adauto Sena (RN) e João Artur (SP)
23: Michael Rodrigues (SC) e Giovani Pontes (SP)
24: Marcos Correa (SP) e Eduardo Martins (SP)
------------------------------------------------------------------
SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
De “surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. A CBSurf também tem como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!