O pernambucano e a paraibana fizeram os recordes desta etapa que abre a disputa pelos títulos brasileiros das categorias de base em Ipojuca (PE).
O Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023 teve mais um dia cheio na Praia do Borete, com 33 baterias disputadas na sexta-feira em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, litoral sul de Pernambuco. Os destaques do dia foram o pernambucano Luan Ferreyra e a paraibana Ana Lu Silva, que fizeram os recordes desta primeira etapa do Circuito de Base da Confederação Brasileira de Surf. Na sexta-feira, já foram definidas as finalistas da categoria Sub-18 e as semifinais do Sub-18 masculino e da Sub-16 feminina. As eliminatórias prosseguem neste sábado, a partir das 7h00, ao vivo no canal CBSurfPLAY no YouTube e www.ripcurl.com.br.
O Circuito Rip Curl Grom Search é ?Muito mais que um Campeonato de Surf? e está completando 24 anos consecutivos, promovendo campeonatos das categorias de base no Brasil. A competição já revelou vários surfistas, inclusive quase toda a geração Brazilian Storm que vem dominando o Circuito Mundial nos últimos anos. Com a nova gestão da Confederação Brasileira de Surf, eleita no ano passado com Teco Padaratz na presidência, foi concretizada a parceria para o Rip Curl Grom Search passar a valer pelo Circuito Brasileiro, decidindo os campeões nacionais das categorias Sub-18, Sub-16, Sub-14 e Sub-12.
A segunda edição do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search está sendo iniciada nesta semana em Ipojuca, cidade do litoral sul de Pernambuco que mais apoia o surfe na Região Nordeste do país. E a Praia do Borete não parou de bombar esquerdas e direitas com boa formação o dia todo na sexta-feira. Essa constância beneficia os atletas, pois as baterias são de apenas 15 minutos de duração, então todos tiveram oportunidades de surfar.
Os recordes do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023, foram registrados nos primeiros confrontos do dia. A paraibana Ana Lu Silva totalizou 14,63 pontos na disputa pelas últimas vagas para as semifinais da categoria Sub-18. Ela somou notas 7,63 e 7,00 nas duas melhores ondas que surfou contra a surfista do Rio de Janeiro, Aysha Ratto, a cearense Gabriely Queiroz e a paulista Maeva Guastalla.
Depois, a paraibana voltou a competir nas semifinais e bateu até a atual campeã brasileira Sub-18, a catarinense Kiany Hyakutake, que avançou em segundo lugar. As duas vão decidir o título desta categoria, com duas surfistas que também competiram na Sub-16 iniciada na sexta-feira, a paranaense Gabriely Vasque e a baiana Maria Eduarda Cesar. A final Sub-18 feminina do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023 foi a primeira a ser formada, já no segundo dia de competições em Ipojuca.
Na categoria Sub-18 masculina e na Sub-16 feminina, foram definidas as semifinais na sexta-feira. Entre os surfistas desta nova geração, quem mais brilhou foi o pernambucano Luan Ferreyra. Ele já havia feito a melhor apresentação da quinta-feira nas ondas da Praia do Borete, vencendo sua bateria pela segunda fase por 14,76 pontos, com a maior nota do primeiro dia, 7,93. Na sexta-feira, Luan bateu suas próprias marcas, atingindo 15,43 pontos com a primeira nota no critério excelente do julgamento da temporada, 8,50.
MAIORIA POTIGUAR – Entre os seis surfistas classificados para as semifinais da categoria Sub-18, a maioria é do Rio Grande do Norte, com Rafael Barbosa e Adauto Sena fazendo uma dobradinha potiguar sobre o catarinense Esdras Morais e o gaúcho João Victor Neres. Rafael Barbosa vai disputar as duas primeiras vagas para a grande final com o paulista Matheus Neves e o recordista absoluto nas ondas do Borete, Luan Ferreyra. E o Adauto Sena está na segunda semifinal, com o carioca Guilherme Lemos e o cearense Ytalo de Oliveira.
As vitórias de Luan Ferreyra e do Rafael Barbosa, foram as únicas de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, no segundo dia do CBSurf Rip Curl Grom Search em Ipojuca. Das 33 baterias disputadas na sexta-feira, as equipes que mais festejaram vitórias, foram as de São Paulo e do Rio de Janeiro, com cada estado ganhando 6 baterias. Depois, teve o Paraná com 5, Santa Catarina com 4, Ceará e Rio Grande do Sul com 3 cada e Bahia e Paraíba com 2 vitórias.
EQUIPE PARANAENSE – Na categoria feminina, destaque para a equipe paranaense, com Luara Mandelli e Gabriely Vasque ganhando quatro das cinco vitórias do seu estado na sexta-feira. Gabriely venceu a primeira semifinal da Sub-18, depois também passou em primeiro lugar na sua estreia na Sub-16. Já Luara Mandelli foi eliminada na Sub-18, mas ganhou as duas baterias que disputou na Sub-16. Na segunda, Luara e Gabriely avançaram juntas para as semifinais, numa dobradinha paranaense contra as paulistas Natalia Gerena e Marina Suguimoto.
As categorias masculina e feminina da Sub-18 começaram na quinta-feira e também abriram a sexta-feira na Praia do Borete. O dia foi iniciado pelas quartas de final femininas, seguidas pelas 3 baterias que definiram as semifinais masculinas e as 2 que formaram a primeira final do Circuito CBSurf Grom Search esse ano. Depois, aconteceu as primeiras fases da categoria Sub-16, com 8 baterias femininas e 12 masculinas. As meninas que se classificaram na rodada inicial, voltaram a se enfrentar nas quartas de final que fecharam a sexta-feira em Ipojuca.
ESTREIA NO SÁBADO – O sábado vai começar pela segunda fase da categoria Sub-16 masculina, com 24 surfistas divididos em 6 baterias. Neste penúltimo dia da etapa de abertura do Circuito CBSurf Rip Curl Grom Search 2023, mais duas categorias vão estrear na Praia do Borete, a Sub-12 e Sub-14 masculinas e femininas. E no domingo serão decididos os primeiros títulos da temporada, nas oito finais que vão fechar a competição no último dia.
O CBSurf Rip Curl Grom Search é o Circuito de Surf de Base nacional realizado pela Confederação Brasileira de Surf em parceria com a Rip Curl e patrocínio da Silverbay, Brazinco, Teccel, Fu-Wax e Surfland, com esta primeira etapa de 2023 contando também com o importante apoio da Prefeitura Municipal de Ipojuca, Rodas da Liberdade, Pousada Maresia, Bar do Marcão e Federação Pernambucana de Surf. A competição está sendo transmitida ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube e no site oficial da Rip Curl www.ripcurl.com.br.
SEMIFINAIS E FINAIS DO CBSURF RIP CURL GROM SEARCH:
SUB-18: SEMIFINAIS MASCULINAS – 3.o=5.o lugar com 610 pontos:
SUB-18: GRANDE FINAL FEMININA:
Gabriely Vasque (PR), Maria Eduarda Cesar (BA), Ana Lu Silva (PB) e Kiany Hyakutake (SC)
SUB-16: SEMIFINAIS FEMININAS – 3.a=5.o lugar (610 pts) e 4.a=7.o lugar (555 pts):
RESULTADOS DA SEXTA-FEIRA NO CBSURF RIP CURL GROM SEARCH:
SUB-18: QUARTAS DE FINAL – 3.a=9.o lugar (500 pts) e 4.a=13.o lugar (450 pts):
SUB-18: SEMIFINAIS – 3.a=5.o lugar (610 pts) e 4.a=7.o lugar (555 pts):
SUB-18: TERCEIRA FASE MASCULINA – 1.o e 2.o=Semifinais:
———-3.o=7.o lugar (555 pts) e 4.o=10.o lugar (488 pts)
SUB-16: PRIMEIRA FASE – 3.a=17.o lugar (400 pts) e 4.a=25.o lugar (360 pts):
SUB-16: QUARTAS DE FINAL – 3.a=9.o lugar (500 pts) e 4.a=13.o lugar (450 pts):
SUB-16: PRIMEIRA FASE – 3.o=25.o lugar (360 pts) e 4.o=37.o lugar (300 pts):
BATERIAS QUE VÃO ABRIR O SÁBADO NA PRAIA DO BORETE:
SUB-16: SEGUNDA FASE – 3.o=13.o lugar (450 pts) e 4.o=19.o lugar (390 pts):
SUB-14: PRIMEIRA FASE – 1.o=17.o lugar (400 pts) e 4.o=25.o lugar (360 pts):
SUB-14: PRIMEIRA FASE – 3.a=9.o lugar (500 pts) e 4.a=13.o lugar (450 pts):
SUB-12: PRIMEIRA FASE – 3.o=13.o lugar (450 pts) e 4.o=19.o lugar (390 pts):
SUB-12: PRIMEIRA FASE – 3.a=9.o lugar (500 pts) e 4.a=13.o lugar (450 pts):
Mais informações, notícias, rankings e calendários podem ser acessados no site oficial da Confederação Brasileira de Surf: CBSurf.org.br
????????????????????
Siga o nosso Instagram: @cbsurfoficial
Se inscreva em nosso canal do YouTube: CBSurfPLAY
Siga a gente no Twitter: cbsurf_oficial
Confira o calendário CBSurf 2023 atualizado: CALENDÁRIO
????????????????????
Assessoria de Imprensa da CBSURF ? [email protected]
JBC Notícias e Assessoria ? João Carvalho
(48) 999-882-986 ? [email protected]
????????????????????
SOBRE A CBSURF ? Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022. A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, além dos Circuitos Brasileiros do Surf de Base, de Ondas Grandes, do Longboard, da categoria Master, de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf, todos nas categorias masculina e feminina. Em 2022, a CBSurf iniciou uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro, tendo como valor principal o de promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabelecerá um padrão e patamar inédito e histórico em todo o mundo.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!
FIQUE POR DENTRO
DO QUE ACONTECE NO SURF BRASILEIRO
ACESSE AGORA
PORTAL DA GOVERNANÇA
Sede:Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2001,Praia Mole,
Florianópolis/SC - CEP: 88.0061-700
Atendimento de segunda à sexta, das 9 as 17h | 48 – 99971 9599
DESENVOLVIDO POR