SIGA-NOS

CBSurf

VOCÊ ESTÁ EM:

HOME /NOTÍCIAS

Títulos do CBSurf Taça Brasil Ubatuba Pro serão decididos no domingo em Itamambuca

categoria

Surf.

POSTADO EM: 19/07/2025

Líderes da Taça Brasil 2025 e vários campeões e campeãs brasileiras perderam no sábado e os paulistas são maioria nas quartas de final que vão abrir o último dia.

 


Ryan Kainalo (SP). Foto: Marcelo Esposito / CBSurf.

 

Ubatuba, São Paulo (Sábado, 19 de julho de 2025) – Os títulos do CBSurf Taça Brasil 5000 Ubatuba Pro serão decididos neste domingo e os paulistas são maioria nas quartas de final que vão abrir o último dia na Praia de Itamambuca. Este é o primeiro dos dois campeonatos que a Confederação Brasileira de Surf está realizando na “Reserva Nacional de Surfe” do litoral norte de São Paulo e o Dream Tour começa na terça-feira. No sábado, os líderes da Taça Brasil 2025 e vários campeões e campeãs brasileiras foram eliminados nas 26 baterias disputadas até o fim do dia. A previsão é iniciar as quartas de final às 7h30, ao vivo de Ubatuba pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.

 

O domingo decisivo do CBSurf Taça Brasil Ubatuba Pro, vai começar pelas meninas e São Paulo tem 6 concorrentes ao título, contra 4 de Santa Catarina, 2 do Paraná, 1 do Rio de Janeiro, 1 do Ceará, 1 de Pernambuco e 1 da Paraíba. A primeira quarta de final será entre Mariana Areno (RJ), Maya Carpinelli (SC), Luana Reis (SP) e Valentina Zanoni (SC).

 

Na segunda, entram as paulistas Juliana Meneguel e Carol Bastides, com a campeã brasileira Tainá Hinckel (SC) e Clara Chaves (PR). Na terceira, são três paulistas contra a paraibana Analu Silva, Sol Carrion, Maeva Guastalla e Isabelly Knut. E na última estão as campeãs brasileiras Silvana Lima (CE) e Monik Santos (PE), com Isabelle Nalu (SC) e Gabriely Vasque (PR).  

 

Nas quartas de final masculinas, são 9 surfistas do litoral paulista na disputa do título do CBSurf Taça Brasil Ubatuba Pro contra 7 de outros estados, 2 do Rio Grande do Norte, 1 do Rio de Janeiro, 1 de Santa Catarina, 1 do Ceará, 1 de Pernambuco e 1 da Paraíba. O novo recordista absoluto nas ondas de Itamambuca, Murillo Coura, está na primeira bateria com mais dois paulistas, Gabriel Klaussner e Giovani Pontes e Sunny Oliveira de Búzios (RJ).

 

O novo líder no ranking da Taça Brasil, Marcos Correa, entra no confronto seguinte com Rafael Barbosa (RN), Leo Casal (SC) e Mathias Ramos (CE). Na terceira bateria, o único campeão brasileiro classificado, Israel Junior (RN), encara três paulistas, Cauã Gonçalves, Caio Costa e Renan Pulga. E na disputa pelas duas últimas vagas nas semifinais, está o campeão no ranking da Taça Brasil 2024, Ryan Kainalo, com o também paulista Alex Ribeiro, Kaua Hanson (PB) e Cauã Nunes (PE).

 


Murillo Coura (SP). Foto: Marcelo Esposito / CBSurf.

 

O grande destaque do sábado foi o paulista de São Sebastião, Murillo Coura. Ele ganhou a primeira classificatória para as oitavas de final fazendo novos recordes no CBSurf Taça Brasil Ubatuba Pro. A melhor apresentação nas ondas de Itamambuca, arrancou notas 8,83 e 7,27 dos juízes. Com elas, aumentou para 16,10, o seu próprio recorde de 14,50 pontos na sexta-feira. Nesta bateria, estava o atual campeão brasileiro e número 3 no ranking da Taça Brasil, Douglas Silva. O pernambucano perdeu para o cearense Mathias Ramos, a briga pela segunda vaga nas oitavas de final.

 

“Estou muito feliz por conseguir achar as ondas boas, as ondas certas. Já fazia umas 3 baterias que eu perdia pro Dodô (Douglas Silva). Mesmo eu surfando bem, ele passava em primeiro, então fui para essa bateria com tudo, porque eu tinha que ganhar do Dodô e deu certo dessa vez”, festejou Murillo Coura. “Estou feliz de conseguir performar bem nas ondas. Teve uma que eu mandei a rasgada e senti que a prancha tinha pegado mesmo, saindo água. Aí fui pra junção, mandei o snap e já sabia que ia vir uma nota boa. É isso, to muito feliz e vamos seguindo, passo a passo”.

 


Marcos Correa (SP). Foto: Marcelo Esposito / CBSurf.

 

NOVO LÍDER - Quem chegou mais perto dos recordes do Murillo Coura, foi o novo líder no ranking da Taça Brasil 2025, Marcos Correa. Ele tirou o primeiro lugar do ubatubense Diego Aguiar, que tinha perdido em sua estreia no CBSurf Taça Brasil Ubatuba Pro, na terceira bateria do sábado. O surfista de São Vicente venceu as duas que disputou e na segunda usou os aéreos para totalizar 15,17 pontos, com notas 8,00 e 7,17. Nesta quarta batalha por duas vagas nas oitavas de final, caiu mais um campeão brasileiro, o cearense Artur Silva, barrado por outro paulista, Giovani Pontes.

 

“Estou muito feliz de ter avançado essa bateria importante pra mim”, disse Marcos Correa. “Na minha segunda onda, já saiu um 7,17 com um aéreo, uma batida e uma chutando invertendo. Depois, no final, faltando 2 minutos, eu mandei um aéreo bem carpado e acabei fazendo o high-score de 8 pontos. Estou feliz com minha performance e quero parabenizar todos os atletas da minha bateria, que foi bem acirrada. Aqui estão os melhores do Brasil, então não pode dar mole e agora é descansar, porque amanhã tem Finals Day”.

 

CAMPEÃO DA TAÇA - Marcos Correa começou 2025 ganhando o primeiro campeonato da Confederação Brasileira de Surf no ano, a Taça Brasil na Praia da Taíba, no Ceará. Depois, perdeu a liderança no ranking para o Diego Aguiar, quando o ubatubense venceu a segunda etapa em Itacaré, na Bahia. Agora recuperou a ponta e vai tentar se manter na frente neste domingo. Quem também surge como forte concorrente ao título do Ubatuba Pro, é o campeão da Taça Brasil em 2024, Ryan Kainalo, que mora na Praia de Itamambuca e está competindo literalmente em casa.

 

“Estou muito feliz de poder competir em casa, saber que é só entrar lá que vai vir a onda pra mim. Eu consegui abrir bem com um 6,5 e a bateria era bem difícil, mas deu tudo certo”, disse Ryan Kainalo. “Quero agradecer toda a minha equipe que tá na praia torcendo, minha família, meu pai, minha mãe, meus avós, todo mundo tá aqui, então to bem feliz. Estou com uma energia bem boa, todo mundo está na mesma vaibe, buscando a mesma coisa, então estou feliz pelo trabalho que venho fazendo”.

 


Clara Chaves (PR). Foto: Marcelo Esposito / CBSurf.

 

CAMPEÃS BRASILEIRAS - Na categoria feminina, seis campeãs brasileiras competiram no sábado e só metade avançou para as quartas de final do CBSurf Taça Brasil Ubatuba Pro. A atual campeã, Juliana dos Santos, que lidera o ranking da Taça Brasil, foi a primeira a cair. Ela não achou boas ondas para mostrar o potencial do seu surfe e terminou em último na bateria que classificou duas surfistas da nova geração. A catarinense Valentina Zanoni, de apenas 14 anos, passou em segundo e a paranaense Clara Chaves, 17 anos, conseguiu a sua primeira vitória em baterias da Taça Brasil.

 

“A minha estratégia foi buscar as direitas, que é onde meu surfe se encaixa mais de backside. Mas, achei uma esquerda boa também que deu a virada, então estou feliz por ter encontrado boas ondas”, disse Clara Chaves. “Eu tava meio nervosa, porque as meninas da bateria surfam muito. Então, tenho que agradecer a Deus primeiramente e minha família, meus pais, que estão sempre junto comigo me apoiando, meus avós, tios, primos, que tá todo mundo lá no Paraná orando por mim”.

 

Ao contrário da Juliana dos Santos, a surfista olímpica Tainá Hinckel, campeã brasileira no Dream Tour de 2023, confirmou o favoritismo duas baterias depois. Na sexta-feira, ela se tornou recordista absoluta da Taça Brasil 2025, com nota 8,00 e 14,00 pontos. No sábado, também fez o maior placar feminino, 11,50 pontos, para manter a invencibilidade no CBSurf Taça Brasil Ubatuba Pro. A também catarinense Maya Carpinelli passou junto com ela, barrando a número 3 do ranking, Laiz Costa do Ceará, e a jovem paulista Luiza Savoi.

 


Sol Carrion (SP). Foto: Marcelo Esposito / CBSurf.

 

NOVA GERAÇÃO - Na bateria seguinte, a quinta batalha por vagas nas quartas de final, estrearam duas campeãs brasileiras. A paulista Julia Nicanor venceu a primeira etapa da Taça Brasil no Ceará e tiraria a liderança da Juliana dos Santos se passasse essa bateria. Mas só a pernambucana Monik Santos avançou, com as duas sendo derrotadas pela bem mais jovem, Sol Carrion, 20 anos. Ela é a campeã paulista profissional e tenta recuperar sua vaga na elite do Dream Tour, perdida no ano passado. Sol chegou em Ubatuba em 28.o no ranking da Taça Brasil e precisa de um bom resultado para entrar no grupo das 8 que se classificam para a Divisão Principal do Circuito Brasileiro.

 

“Tem altas ondinhas, o mar está bem melhor do que ontem, a maré tá cheia, tem umas esquerdas muito boas, umas direitas que estão encaixando na corrente que tão valendo a pena também e a bateria foi de altíssimo nível”, analisou Sol Carrion. “Eu sabia que não ia ser fácil, que eu estaria brigando pela classificação contra mulheres que vejo surfar desde antes de eu entrar nessa vida. Eu tava com minhas ídolas na água, então estou muito feliz por ter passado essa bateria e por estar me sentindo tão bem e confortável aqui nessa praia maravilhosa”.

 

A maioria das classificadas para o domingo decisivo do CBSurf Taça Brasil Ubatuba Pro, são surfistas da nova geração. As mais experientes são as campeãs brasileiras Silvana Lima e Monik Santos e a paulista Juliana Meneguel. Apesar da grande bagagem e tantos títulos, a também campeã brasileira Tainá Hinckel é jovem ainda, 22 anos. Mas tem outras bem mais novas, como as paulistas Carol Bastides de 13 anos e Isabelly Knut de 14 anos, mesma idade da catarinense Valentina Zanoni. Outra paulista, Maeva Guastalla, tem 15, Luana Reis e a paranaense Clara Chaves tem 17 e três tem 18 anos, as catarinenses Isabelle Nalu e Maya Carpinelli e a paranaense Gabriely Vasque.

 

Wizard apresenta o CBSurf Taça Brasil Ubatuba Pro, que é organizado pela Associação Ubatuba de Surf (AUS) com patrocínio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, co-patrocínio de Ubatuba Açaí, Perfect Waves, Ohana Praiana, Smidi Farma e o importante suporte de Ecobier, Autenticoco, FastEscova, Flow, TrixNet, Grotto, Agence TV, Coco e Cia, Tamoio, Instituto Argonauta, Quintal do Mar, Pousada Canto do Dado, Peixe com Banana, Hotel São Charbel e Federação de Surf do Estado de São Paulo. O evento está sendo transmitido ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.

 

Na próxima terça-feira, começa o segundo desafio do Dream Tour 2025, que é realizado pela Confederação Brasileira de Surf com promoção da Dream Factory e patrocínio master da Corona Cero, contando também com patrocínio da Gerdau e apoio da Mormaii, Ocean Pact e parafinas FuWax. Esta etapa recebe o importante apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba, Turismo Ubatuba-SP, Sociedade Amigos de Itamambuca (SAI) e suporte da Associação Ubatuba de Surf (AUS) e Federação de Surf do Estado de São Paulo. As quatro etapas do Dream Tour são transmitidas pelo canal CBSurfPLAY no Youtube e pelo Sportv a partir das quartas de final.

 

------------------------------------------------------------------

Assessoria de Imprensa da CBSurf:

João Carvalho - (48) 999-882-986 – jbcsurfnews@hotmail.com

Mais informações no site www.cbsurf.org.br

 

Siga as mídias sociais da CBSurf:

Instagram: @cbsurfoficial

Canal do YouTube: CBSurfPLAY

------------------------------------------------------------------

 

DOMINGO DECISIVO DO CBSURF TAÇA BRASIL UBATUBA PRO:

 

QUARTAS DE FINAL - 3.a=9.o lugar (1.800 pontos) e 4.a=13.o lugar (1.700 pts):

1.a: Mariana Areno (RJ), Maya Carpinelli (SC), Luana Reis (SP0, Valentina Zanoni (SC)

2.a: Tainá Hinckel (SC), Juliana Meneguel (SP), Clara Chaves (PR), Carol Bastides (SP)

3.a: Analu Silva (PB), Sol Carrion (SP), Maeva Guastalla (SP), Isabelly Knut (SP)

4.a: Silvana Lima (CE), Monik Santos (PE), Isabelle Nalu (SC), Gabriely Vasque (PR)

 

QUARTAS DE FINAL - 3.a=9.o lugar (1.800 pontos) e 4.a=13.o lugar (1.700 pts):

1.a: Gabriel Klaussner (SP), Murillo Coura (SP), Giovani Pontes (SP), Sunny Oliveira (RJ)

2.a: Marcos Correa (SP), Rafael Barbosa (RN), Mathias Ramos (CE), Leo Casal (SC)

3.a: Israel Junior (RN), Cauã Gonçalves (SP), Caio Costa (SP), Renan Pulga (SP)

4.a: Ryan Kainalo (SP), Alex Ribeiro (SP), Kaua Hanson (PB), Cauã Nunes (PE)

 

RESULTADOS DO SÁBADO NA PRAIA DE ITAMAMBUCA:

 

TERCEIRA FASE - 3.o=33.o lugar (800 pts) e 4.o=49.o lugar (500 pts):

7.a: 1-Gabriel Klaussner (SP), 2-Artur Silva (CE), 3-Rodrigo Saldanha (SP), 4-Messias Felix (CE)

8.a: 1-Marcos Correa (SP), 2-Leo Casal (SC), 3-Kalani Robles (SP), 4-Pablo Paulino (CE)

9.a: 1-Cauã Gonçalves (SP), 2-Pedro Rian (CE), 3-Diego Aguiar (SP), 4-Kailani Renno (SP)

10: 1-Ryan Kainalo (SP), 2-Gabriel Ramos (SP), 3-Guilherme Lemos (RJ), 4-Calebe Simões (SP)

11: 1-John Muller (SE), 2-Renan Pulga (SP), 3-Daniel Duarte (SP), 4-João Artur (SP)

12: 1-Luan Ferreyra (PE), 2-Cauã Nunes (PE), 3-Marcus Cintra (CE), 4-JP Ferreira (SP)

13: 1-Wiggolly Dantas (SP), 2-Israel Junior (RN), 3-Eric Bahia (SP), 4-Hugo Bomfim (SP)

14: 1-Glauciano Rodrigues (CE), 2-Anderson Silva (RJ), 3-Leo Andrade (ES), 4-Gabriel André (SP)

15: 1-Kaua Hanson (PB), 2-Deyvson Santos (RN), 3-Felipe Oliveira (SP), 4-Pedro Dib (SP)

16: 1-Alex Ribeiro (SP), 2-Caio Costa (SP), 3-Lucas Haag (SC), 4-Eduardo Mulford (SP)

 

TERCEIRA FASE FEMININA - entrada de 16 principais cabeças de chave:

------1.a e 2.a=Quartas de Final / 3.a=17.o lugar (1.100 pts) e 4.a=25.o lugar (900 pts):

1.a: 1-Luana Reis (SP), 2-Juliana Meneguel (SP), 3-Alma Corgiolu (SC), 4-Kiany Hyakutake (SC)

2.a: 1-Clara Chaves (PR), 2-Valentina Zanoni (SC), 3-Mayara Zampieri (SP), 4-Juliana dos Santos (CE)

3.a: 1-Mariana Areno (RJ), 2-Carol Bastides (SP), 3-Julia Duarte (RJ), 4-Luara Mandelli (PR)

4.a: 1-Tainá Hinckel (SC), 2-Maya Carpinelli (SC), 3-Laiz Costa (CE), 4-Luiza Savoi (SP)

5.a: 1-Sol Carrion (SP), 2-Monik Santos (PE), 3-Karol Ribeiro (RJ), 4-Julia Nicanor (SP)

6.a: 1-Silvana Lima (CE), 2-Analu Silva (PB), 3-Jessica Bianca (PR), 4-Maria Eduarda (BA)

7.a: 1-Isabelly Knut (SP), 2-Gabriely Vasque (PR), 3-Larissa dos Santos (CE), 4-Aurora Ribeiro (SE)

8.a: 1-Isabelle Nalu (SC), 2-Maeva Guastalla (SP), 3-Sarah Ozorio (RJ), 4-Maria Autuori (SC)

 

OITAVAS DE FINAL - 3.o=17.o lugar (1.100 pts) e 4.o=25.o lugar (900 pts):

1.a: 1-Murillo Coura (SP), 2-Mathias Ramos (CE), 3-Douglas Silva (PE), 4-Pedro Ferreira (SP)

2.a: 1-Rafael Barbosa (RN), 2-Sunny Oliveira (RJ), 3-Caio Okamoto (SP), 4-Alan Donato (PE)

3.a: 1-Gabriel Klaussner (SP), 2-Leo Casal (SC), 3-Lucas Bezerra (CE), 4-José Claudio (PE)

4.a: 1-Marcos Correa (SP), 2-Giovani Pontes (SP), 3-Luan Carvalho (SP), 4-Artur Silva (CE)

5.a: 1-Cauã Gonçalves (SP), 2-Cauã Nunes (PE), 3-Gabriel Ramos (SP), 4-John Muller (SP)

6.a: 1-Ryan Kainalo (SP), 2-Renan Pulga (SP), 3-Luan Ferreyra (PE), 4-Pedro Rian (CE)

7.a: 1-Caio Costa (SP), 2-Kaua Hanson (PB), 3-Anderson Silva (RJ), 4-Wiggolly Dantas (SP)

8.a: 1-Alex Ribeiro (SP), 2-Israel Junior (RN), 3-Deyvson Santos (RN), 4-Glauciano Rodrigues (CE)

 

------------------------------------------------------------------

 

SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.

 

De “surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. A CBSurf também tem como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.

compartilhe:

Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia

A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!

FIQUE POR DENTRO

DO QUE ACONTECE NO SURF BRASILEIRO

ACESSE AGORA

PORTAL DA GOVERNANÇA

governocobisasurfwaaabcdjogolimpo
CBSurf

Sede:Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2001,Praia Mole,

Florianópolis/SC - CEP: 88.0061-700

Atendimento de segunda à sexta, das 9 as 17h | 48 – 99971 9599

DESENVOLVIDO POR

sgebigmidia