A edição na Praia do Pontal foi marcada por momentos emocionantes de celebração do surfe feminino que enchem a equipe de energia para a próxima edição.

Após o sucesso da edição em Baía Formosa, no Rio Grande do Norte, o Talento Feminino segue sua jornada pelo Brasil, com a quarta edição programada para Paracuru, no Ceará. A partir desta sexta-feira, 13 de setembro, a domingo dia 15, novas jovens surfistas terão a oportunidade de mostrar seu talento, dando continuidade ao trabalho de mapeamento e desenvolvimento de futuras estrelas do surfe feminino.
No último final de semana, entre os dias 06 e 08 de setembro de 2024, a Praia do Pontal, em Baía Formosa (RN), foi o palco da terceira edição do Talento Feminino em 2024, promovido pela CBSurf com o apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Essa parada se destacou pela grande participação de atletas Sub 12 e pelo talento precoce de jovens promessas, reforçando a importância do projeto no desenvolvimento do surfe feminino no país.

BAÍA FORMOSA: UM MARCO PARA AS NOVAS GERAÇÕES
A edição de Baía Formosa foi marcada pela presença massiva de surfistas mirins, com destaque para atletas Sub 12. ?A mais nova, pasmem, tinha 4 anos, já apresentava uma leitura incrível das ondas e uma estilo que surpreendeu todas nós?, destacou Brigitte, que completou com um momento de emoção para ela:
?Particularmente, um momento emocionante foi a pequena Aurora, irmã da Angelina Robles (competidora do Longboard Pro e Sub-18). Ela não iria participar do projeto, mas logo após a abertura do projeto, pediu ao seu pai para fazer a sua inscrição também, inspirada pelas meninas que lá estavam. Coisas desse tipo nos fazem ter a certeza de que estamos no caminho certo. Ao inspirar, encorajar, incentivar e oferecer oportunidades, essas pequenas surfistas se sentem acolhidas em um ambiente saudável que respeita às suas aspirações e o desejo de se tornar uma surfista?, compartilhou Brigitte.
Esse envolvimento de crianças tão novas destacou o potencial que o projeto tem em incentivar a prática esportiva desde cedo, oferecendo um ambiente acolhedor e motivador para que elas possam evoluir com confiança.

TREINAMENTO E COMPETIÇÃO
Além do entusiasmo das jovens surfistas, o Talento Feminino Baía Formosa/RN ofereceu uma programação robusta de treinamentos e competições. No primeiro dia, a equipe conheceu as surfistas através de uma avaliação com base em questionários e análise de pranchas. A seguir, as participantes realizaram uma sessão de freesurf sob a orientação das técnicas Andrea Lopes e Karina Abras, que avaliaram o desempenho individual de cada atleta.
O segundo dia foi dedicado às baterias divididas de acordo com a faixa etária, onde cada surfista disputou duas baterias no formato de pontos corridos. Essa dinâmica permitiu uma análise das habilidades das atletas e das áreas de desenvolvimento, ajudando a classificar as participantes de acordo com sua performance nas ondas de Baía Formosa.

No último dia, a competição foi no formato Tag Team, que colocou em evidência o trabalho em equipe e a escolha estratégica de ondas. Foram formados cinco times de cinco atletas, que competiram em clima de muita disputa e incentivo mútuo. Segundo Brigitte Mayer, essa dinâmica fortalece o espírito de equipe e prepara as jovens para desafios futuros em campeonatos.
A equipe técnica presente em Baía Formosa foi:
Karina Abras, coordenadora do Núcleo Feminino da CBSurf,
Andrea Lopes, técnica de surfe do Núcleo Feminino da CBSurf,
Ana Paula Mello, head judge,
Alice Prado, analista de desempenho,
Marilia Lacerda e Yhanna Guimaraes, técnicas de surfe locais.

MOMENTOS EMOCIONANTES E RECONHECIMENTO
Um dos momentos mais marcantes da edição em Baía Formosa foi a homenagem feita pelo grupo Oceânicas Mulheres Surfistas, que presenteou o núcleo feminino da CBSurf com um bolo temático do Talento Feminino e uma placa de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. A cerimônia destacou a importância do Talento Feminino em promover o crescimento do surfe feminino e ampliar o alcance do esporte em diversas cidades do Brasil.
A iniciativa em Baía Formosa contou também com o apoio local do Projeto Swell.


OBJETIVO E IMPORTÂNCIA DO TALENTO FEMININO
O Talento Feminino faz parte de um programa da CBSurf, com o apoio da área de Desenvolvimento e Mulher no Esporte do Comitê Olímpico do Brasil (COB), focado em identificar e incentivar o potencial esportivo de surfistas em categorias de base e no nível profissional. Brigitte Mayer, diretora do núcleo feminino e vice-presidente da confederação, destacou a relevância do projeto: “Ao oferecer oportunidades e um ambiente saudável, estamos fortalecendo a autoestima e alimentando os sonhos dessas meninas, mostrando que há espaço para elas no cenário competitivo.”

PRÓXIMA PARADA: PARACURU
A 4ª edição do Talento Feminino em 2024 será nos dias 13 a 15 de setembro em Paracuru, Ceará, cidade de onde veio Silvana Lima, 6x campeã brasileira, 2x vice-campeã mundial e representante do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
Com cada edição, o Talento Feminino reafirma seu papel fundamental na formação de novas atletas, promovendo inclusão, desenvolvimento técnico e uma visão de futuro para o surfe feminino no país.
Por: Lufi Rebel / Assessoria de Imprensa da CBSurf
[email protected]
Siga o nosso Instagram: @cbsurfoficial
Inscreva-se em nosso canal do YouTube: CBSurfPLAY
Siga o nosso TikTok: @cbsurfoficial
Siga a gente no Twitter (X): cbsurf_oficial
Confira o calendário CBSurf 2024 atualizado: Calendário
Sobre a CBSurf
Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surfe brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surfe, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais brasileiros, a CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surfe brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabeleceu um padrão e patamar inédito e histórico em todo o mundo.