RELACIONADAS
FIQUE POR DENTRO
DO QUE ACONTECE NO SURF BRASILEIRO
ACESSE AGORA
PORTAL DA GOVERNANÇA
Sede:Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2001,Praia Mole,
Florianópolis/SC - CEP: 88.0061-700
Atendimento de segunda à sexta, das 9 as 17h | 48 – 99971 9599
DESENVOLVIDO POR
Os títulos brasileiros do Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18, serão decididos pelos classificados em três seletivas, uma da Região Sul, uma da Sudeste e uma Norte/Nordeste.
Florianópolis / SC (Quinta-feira, 21 de agosto de 2025) - A Confederação Brasileira de Surf está anunciando, desde a semana passada, o seu Programa Esportivo do próximo ano com grandes novidades. Hoje é a vez do Campeonato Brasileiro de Base 2026. Os títulos brasileiros das divisões Sub-12, Sub-14, Sub-16 e Sub-18, serão decididos em um evento único, para um mínimo de 144 inscritos. Já foi assim esse ano, mas em 2026 os participantes passarão a ser indicados por três seletivas regionais, uma para surfistas dos estados do Sul do país, uma do Sudeste e uma Norte/Nordeste.
As equipes formadas pelas Federações estaduais, agora vão se enfrentar na sua Região e os melhores se classificam para disputar os títulos nacionais. O Campeonato Brasileiro de Base da CBSurf vai definir também a seleção brasileira para o Mundial Junior da ISA (International of Surfing Association). Os classificados nas categorias masculina e feminina das divisões Sub-18 e Sub-16, ganham a chance de participar do Programa de Treinamento especial da CBSurf, em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
“O principal objetivo deste novo formato, é para que estes jovens atletas ainda em idade escolar, não percam tantas aulas para competir em um circuito com 3, 4 etapas, por exemplo”, destaca o vice-presidente e Diretor de Esportes da CBSurf, Paulo Moura. “Além disso, atendemos também as Federações estaduais, que tinham um alto custo para levar suas equipes para competir. Por conta disso, algumas iam até bem desfalcadas para o CBSurf de Base. Acreditamos que as seletivas regionais, já irão filtrar os melhores de cada região, para a competição nacional”.
TODAS AS CATEGORIAS TERÃO REPESCAGENS NA SEGUNDA FASE
O formato do Campeonato Brasileiro de Base 2026 da CBSurf, terá repescagens em todas as categorias e divisões. Quem ficar na primeira e segunda posições de cada bateria da primeira fase, avança direto para a Fase 3. Já os últimos colocados das baterias, se enfrentam na Fase 2, a Repescagem. Quem aproveitar a segunda chance de classificação, volta a encontrar os que passaram direto da primeira para a terceira fase. Todas as baterias têm 20 minutos de duração.
As seletivas regionais passarão a indicar quem vai disputar os próximos títulos brasileiros das categorias de base da CBSurf. A quantidade de classificados por cada região ainda será determinada, mas já é garantida a participação de 144 concorrentes no Campeonato Brasileiro de Base 2026. Esse número é para um mínimo de 24 competidores na divisão Sub-18 masculina, 24 na Sub-18 feminina, 24 na Sub-16 masculina, 24 na Sub-16 feminina, 12 na Sub-14 masculina, 12 na Sub-14 feminina, 12 na Sub-12 masculina e 12 na Sub-12 feminina.
Em 2025, os títulos brasileiros das categorias de Base da CBSurf foram disputados também em um único campeonato. A batalha foi na Praia do Borete, em Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, litoral Sul de Pernambuco. Na divisão Sub-18, Guilherme Lemos (RJ) festejou seu primeiro título e Aysha Ratto (RJ) comemorou o bicampeonato. Na Sub-16, Carol Bastides (SP) também foi bicampeã e Yuri Gabryel (SC) venceu pela primeira vez. Na Sub-14, os títulos ficaram com Vini Palma (SP) e Valentina Zanoni (SC). E na Sub-12, as vitórias foram de Narciso Inacio (RN) e de mais uma bicampeã, Maria Clara Chuquer (SP).
FORMATO PARA O CAMPEONATO BRASILEIRO DE BASE EM 2026
SUB-18 E SUB-16 - com 24 participantes na categoria masculina e 24 na feminina:
FASE 1: 24 surfistas em 6 baterias de 4 atletas - 1.o e 2.o de cada avançam para a Fase 3 e o 3.o e 4.o se enfrentam na Fase 2, ou Repescagem
FASE 2 - REPESCAGEM: 12 surfistas que perderam na Fase 1 em 3 baterias de 4 atletas - 1.o e 2.o avançam
FASE 3: 18 surfistas - 12 da Fase e 6 da Fase 2 - em 6 baterias de 3 atletas - 1.o e 2.o avançam para as Quartas de Final
FASE 4 - QUARTAS DE FINAL: 12 classificados da Fase 3 em 4 baterias de 3 atletas - 1.o e 2.o avançam
FASE 5 - SEMIFINAIS: 8 surfistas em 2 baterias de 4 atletas - 1.o e 2.o avançam para a Final
FASE 6 - GRANDE FINAL: decide o campeão brasileiro, o vice-campeão e o 3.o e 4.o lugar
SUB-14 E SUB-12 - com 12 participantes na categoria masculina e 12 na feminina:
FASE 1: 12 surfistas em 3 baterias de 4 atletas - 1.o e 2.o de cada avançam para a Fase 3 e o 3.o e 4.o se enfrentam na Fase 2 ou Repescagem
FASE 2 - REPESCAGEM: 6 surfistas em 2 baterias de 3 atletas - 1.o e 2.o avançam para a Fase 3
FASE 3 - 10 surfistas - 6 da Fase 1 e 4 da Fase 2 - em 2 baterias de 3 e 1 de 4 atletas - 1.o e 2.o avançam para as Semifinais
FASE 4 - SEMIFINAIS: 6 surfistas em 2 baterias de 3 atletas - 1.o e 2.o avançam para a Final
FASE 6 - GRANDE FINAL: decide o campeão brasileiro, o vice-campeão e o 3.o e 4.o lugar
------------------------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa da CBSurf:
João Carvalho - (48) 999-882-986
Mais informações no site www.cbsurf.org.br
Siga as mídias sociais da CBSurf:
Instagram: @cbsurfoficial
Canal do YouTube: CBSurfPLAY
------------------------------------------------------------------
SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
“De surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, e decidir os campeões e campeãs brasileiras também do Surf de Base, da categoria Master, de Ondas Grandes, das modalidades Longboard e Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. A CBSurf tem como valor principal, promover a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!