RELACIONADAS
FIQUE POR DENTRO
DO QUE ACONTECE NO SURF BRASILEIRO
ACESSE AGORA
PORTAL DA GOVERNANÇA
Sede:Rodovia Jornalista Manoel de Menezes, 2001,Praia Mole,
Florianópolis/SC - CEP: 88.0061-700
Atendimento de segunda à sexta, das 9 as 17h | 48 – 99971 9599
DESENVOLVIDO POR
Florianópolis / SC (Terça-feira, 26 de agosto de 2025) - A cidade de Itapoá, na divisa de Santa Catarina com o Paraná no extremo norte do estado, vai estrear no calendário da Confederação Brasileira de Surf nessa semana. Na quinta-feira, começa o CBSurf Itapoá Master que vai até domingo, valendo como penúltima etapa das categorias para surfistas com 40 anos ou mais de idade do Campeonato Brasileiro de 2025. O resultado também marcará pontos no ranking estadual da Federação Catarinense de Surf (FECASURF). A belíssima praia Balneário Rainha, vai sediar o evento que reúne as lendas e os ídolos que fizeram a história do esporte.
“É uma honra para a nossa cidade, sediar um campeonato da Confederação Brasileira de Surf pela primeira vez”, destaca o prefeito de Itapoá, Jeferson Garcia. “O surf é parte da identidade de Itapoá e esporte é saúde, é inclusão, é oportunidade, além de impulsionador do turismo. Eventos como esse valorizam nossa cidade, movimentam a economia e reforçam que Itapoá é um lugar de bem-estar, convivência e qualidade de vida”.
O CBSurf Itapoá Master 2025 é uma realização da Federação Catarinense de Surf em parceria com a Confederação Brasileira de Surf e Associação Itapoaense de Surf (AIS). Esta penúltima etapa do Campeonato Brasileiro Master 2025, acontecerá com patrocínio da Prefeitura Municipal de Itapoá através da Secretaria de Turismo e Cultura, da MB Marketing & Eventos, parafina Fu-Wax e Unifique Internet. A competição será transmitida ao vivo no CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
Itapoá é a cidade onde surgiu o bicampeão catarinense profissional de 2016 e 2017, Caetano Vargas, que já sediou o Legends Surf Pro da Federação Catarinense de Surf (FECASURF). Esse evento ganhou um upgrade esse ano, passando a fazer parte do Circuito Master da Confederação Brasileira de Surf. O CBSurf Itapoá Master será a terceira das quatro etapas de 2025. As duas primeiras rolaram em Saquarema no Rio de Janeiro e em Estância no estado de Sergipe.
LÍDERES NA CORRIDA PELOS TÍTULOS BRASILEIROS DE 2025
O cearense Marcio Farney, que há muitos anos mora em Florianópolis (SC), lidera a principal categoria, dos surfistas com 40 anos ou mais. Em segundo lugar está o potiguar José Junior de Baía Formosa e em terceiro o catarinense Diego Rosa, campeão mundial Master da ISA (International of Surfing Association) no ano passado, que tenta o bicampeonato brasileiro esse ano.
Na categoria para quem já completou 50 anos, três ídolos que representaram o Brasil na elite dos melhores surfistas do mundo, encabeçam o ranking das duas etapas já disputadas. O líder é o cabo-friense Victor Ribas, campeão brasileiro em 1997 e número 3 do mundo em 1999, melhor posição de um brasileiro antes do título mundial do Gabriel Medina 15 anos depois. Em segundo lugar está o cearense Fabio Silva e em terceiro o niteroiense Guilherme Herdy.
E na categoria para quem já fez 60 anos, o pernambucano Claudio Marroquim está na frente, mas com apenas 20 pontos de vantagem sobre o catarinense Saulo Lyra e o potiguar Francisco Moura. Todas estas verdadeiras lendas vivas que escreveram seus nomes na história do surfe nacional, vão se apresentar pela primeira vez nas ondas de Itapoá.
BALNEÁRIO RAINHA VAI SEDIAR O EVENTO QUE TAMBÉM VALE PELO CATARINENSE
Balneário Rainha é um lugar de boas ondas, onde a natureza, a tranquilidade e a infraestrutura, se encontram em perfeita harmonia. A praia é localizada em uma área estratégica de Itapoá, entre a Barra do Saí e o centrinho de Itapema do Norte, ou seja, fica perto de tudo. Distante 223 km ao norte da capital, Florianópolis, Itapoá pertencia a São Francisco do Sul e só em 1989 se tornou um município emancipado.
O CBSurf Itapoá Master valerá como penúltima etapa do Campeonato Brasileiro da CBSurf e marcará pontos também no ranking estadual da Confederação Catarinense de Surf. No entanto, apenas os surfistas catarinenses, ou de outros estados que moram há bastante tempo em Santa Catarina, pontuarão no ranking da FECASURF. É o caso do cearense Marcio Farney, que lidera a disputa pelo título brasileiro e reside há muitos anos em Florianópolis.
------------------------------------------------------------------
Assessoria de Imprensa da CBSurf:
João Carvalho - (48) 999-882-986
Mais informações no site www.cbsurf.org.br
Siga as mídias sociais da CBSurf:
Instagram: @cbsurfoficial
Canal do YouTube: CBSurfPLAY
------------------------------------------------------------------
RANKING MASTER DA CBSURF - 2 etapas:
TOP-5 DA CATEGORIA 40 ANOS OU MAIS:
1.o: Marcio Farney (CE) – 1.860 pontos
2.o: José Junior (RN) – 1.730
3.o: Diego Rosa (SC) – 1.340
4.o: Claudio Freitas (RJ) – 1.280
5.o: Junior Rocha (RN) – 1.165
-----ranking completo clicando no link: CBSurf.org.br
TOP-5 DA CATEGORIA 50 ANOS OU MAIS:
1.o: Victor Ribas (RJ) – 1.610 pontos
2.o: Fabio Silva (CE) – 1.450
3.o: Guilherme Herdy (RJ) – 1.360
4.o: Rogerio Dantas (CE) – 1.120
5.o: Jojó de Olivença (BA) – 1.110
-----ranking completo clicando no link: CBSurf.org.br
TOP-5 DA CATEGORIA 60 ANOS OU MAIS:
1.o: Claudio Marroquim (PE) – 1.360 pontos
2.o: Saulo Lyra (SC) – 1.340
3.o: Francisco Moura (RN) – 1.340
4.o: Gama (SC) – 1.285
5.o: Jaime Farinha (PE) – 1.220
-----ranking completo clicando no link: CBSurf.org.br
------------------------------------------------------------------
SOBRE A CBSURF - A Confederação Brasileira de Surf é a casa oficial do surf no Brasil, reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e pela ISA (International Surf Association), como a entidade nacional de administração de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no seu Estatuto. A CBSurf foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flávio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022.
“De surfista para surfista” é o lema da CBSurf, que tem como missão, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, e decidir os campeões e campeãs brasileiras também do Surf de Base, da categoria Master, de Ondas Grandes, das modalidades Longboard e Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. A CBSurf tem como valor principal, promover a criação de ídolos nacionais e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade para toda a comunidade do surf brasileiro.
Publicado pela Plataforma SGE da Bigmidia - Gestão Esportiva com Tecnologia
A Plataforma SGE é um Sistema de Gestão Esportiva desenvolvido para Confederações e Federações Esportivas. Saiba tudo sobre o funcionamento de um sistema de gestão esportiva e conheça melhor o SGE!